Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Chimarrão_cabeçalho

 

O endividamento

Economistas alertam para as pessoas que estão se apertando ao se socorrer dos bancos e naturalmente não se apercebem de que estão cavando um poço sem fundo em empréstimos, nos cartões de crédito, que superam os 350% ao ano e cheque especial que já suplantou os 200% ao ano. Cheque a informação dos bancos e financeiras e refazer os cálculos reais. Segundo alguns contribuintes que já fizeram suas contas, os juros apresentados nos extratos de contas não são reais, pois não é levado em consideração o mês em si, mas os dias úteis. Imaginem isso e refaçam suas contas, ou continuem cavando o poço e engordando os bancos.

Olimpíadas/2016

Baia da Guanabara, sede de provas de vela apresenta alto índice de poluição. Ela está literalmente imunda. Um barco trabalha 8hs/dia para limpar a baia e sua capacidade é de 45 toneladas por mês, mas o lixo jogado na baia é de 100 toneladas por dia. E o governo do RJ paga mensalmente R$ 320 milhões por esse trabalho. Gasto de milhões sem solução prática.

Um médico entrevistado diz que os atletas velejadores correm o risco de contrair hepatite e outras doenças. E o Brasil se apresenta ao mundo para sediar uma olimpíada em local com essas condições. Velejadores de várias partes do mundo e do Brasil falaram a respeito e foram unânimes em afirmar que nunca viram um lugar tão poluído como a Baia da Guanabara.

O Comitê Olímpico Internacional diz que a continuar esse quadro deverá ter outro local para as provas para não colocar em risco a saúde dos atletas, mas o presidente do Comitê Nacional diz que não tem um plano B. Sem mais comentários!

Segurança Pública

Fui questionado sobre o que mudou no contexto da segurança pública no município. No meu entender o trabalho intensivo feito pelos organismos policiais acabou inibindo as ações ilícitas que estavam provocando inclusive fobia em muitas pessoas, conforme testemunho colhido por este colunista.

A sensação de insegurança diminuiu, mas se perguntarem o que houve de mudanças por parte das autoridades com relação à maior reclamação que é o aumento do efetivo policial dos dois setores de segurança, em minha opinião nada ocorreu até o momento desde a audiência pública.

Maiores detalhes a respeito podem ser fornecidos pela BM e DP, pois o efetivo, me parece, continua o mesmo. A ajuda do município para policiais militares que aqui atuam seria de bom senso, assim como os que estão fora e poderiam vir reforçar o atual contingente.

Reunião com o prefeito

Encontro com o prefeito e sindicato da categoria dos servidores municipais não teve o desfecho esperado pela entidade, conforme sua presidente, Aline Ferreira. Discutiram o repasse do desconto dos sindicalizados, mas o impasse é a filiação do sindicato a outra federação. Deve se regularizar para ter o repasse no nome da entidade. Disse estar frustrada com relação ao reajuste oferecido, mas deseja lutar por melhorias em outros aspectos.

Aline não quer comparação com outros municípios em relação a situação local e também com outros setores da área privada, como ocorreu na sessão anterior. “Nós sindicato não somos oposição, representamos uma categoria de trabalhadores”, disse. Quanto a seu desejo, deve entender que o vereador tem prerrogativas e pode se manifestar independente do que pensa a comunidade ou seus representantes, no caso sindical. É a tal de livre expressão, respaldas pela “imunidade parlamentar”.

Plano Municipal de Educação

O Secretário Enio Vagner Perez usou a tribuna também para falar do Plano Municipal de Educação, trabalho feito a várias mãos e que foi apresentado para apreciação e votação do legislativo (o qual redundou aprovado) para ser posto em prática com vigência até o exercício educacional de 2024. Líder do governo, Carlos Gewehr elogiou o trabalho feito pelos professores para o Plano Municipal de Educação que será aplicado por dez anos e que deverá melhorar muito o sistema educacional do município

Creche Raio de Luz

Vereador PC falou da situação da chefe de São João que é comunitária. Em contato com o prefeito ouviu das dificuldades do município e ensejou mobilização da comunidade  para que aquela creche receba as melhorias para atendimento das crianças lá atendidas. Pede que se tire essa carga do Executivo pela situação econômica atual, que não oferece condições de auxiliar no momento, além do que já ajuda.

== Presidente da associação do bairro São João, vereador Alex pede que o lado político não deve ser usado nessa questão, “penso que temos que nos auxiliar comunitariamente nas dificuldades que a creche enfrenta”.

== Diretora da creche Raio de Luz disse que o município repassa auxílio mensal de R$ 8 mil para a entidade e o convênio que havia com a empresa JBS foi rompido. Solicita mobilização comunitária para que se conseguir as melhorias, que é a troca do telhado e a colocação de um toldo para proteção das crianças lá atendidas.

== Executivo ficou impressionado com o ritmo das obras da nova escola do bairro Laranjeiras; Na unidade de saúde do posto central do município (Secretaria da Saúde), também começam a surgir com mais força as reformas e a previsão de entrega pode estar se confirmando o que é ótimo para a população;

== Quem fala da falta de emprego não está percebendo terraplenagem, compra de mais área de terras e empresas se instalando no município. Ler notícias e sair de casa ajuda a abrir a mente!

== Existem novidades nos bastidores, mas ainda não é possível adiantar, mas o certo é que surpresas poderão surgir a qualquer momento e surpreender discursos mais recentes na política e na vida local;

== Duplicação da BR-386 parece que começa a andar novamente, máquinas já iniciaram trabalhos na velha aldeia indígena, próximo do acesso ao município. Torcemos para que seja agilizado.

== Nesta segunda teve início a campanha de vacinação contra a gripe. O Posto de Saúde do bairro São Francisco está vacinando das 8h às 16h sem fechar ao meio dia.  Mas na 4ª, 29 as vacinas tinham acabado. No dia 9 de maio, será o dia “D”, data em que o posto abrirá exclusivamente para a vacinação contra a gripe das 8h às 17h sem fechar ao meio dia.

== Secretário da Educação e Cultura usou a tribuna para colocar dados sobre a educação local em relação ao RS. Fez um comparativo que Bom Retiro está numa média de 6,1, enquanto que no RS é de 5,6%. “Essa meta na realidade é para o ano de 2020, o que significa a qualificação do ensino local”, destacou.

== Quem aguardava resposta dos benefícios resultantes da viagem do vereador Batista (PMDB) a Brasília, continuem esperando, pois ele nada respondeu a respeito, como não poderia, pois segundo me informei no Executivo, nada trouxe do Tour feito à Capital do País.

== Colega que cobre os trabalhos da câmara se saiu com essa: “como os vereadores estão comportados hoje”. É, com o grande número de professores presentes, os contumazes críticos se refletiram, quem sabe pensando no que eles diriam em sala de aula aos alunos do que presenciaram. Muito bom, que sempre tenhamos muitos professores nas sessões.

== Solidariedade é o que se vê a cada momento em Katmandu, assolada por um grande terremoto que deve ter atingido mais de 8 milhões de pessoas no Nepal. É espantosa a mobilização do mundo com o envio de socorristas para procurar por vidas ainda sob os escombros que destruíram grande parte desse país.

== Impressiona a vontade de viver das pessoas que acabaram soterradas pelo terremoto. Há casos de alguns que foram encontrados pelos socorristas que trabalham 24 horas por dia, somente depois de mais de 80 horas. Isso é realmente para se refletir sobre a providência divina.

== Economistas estimam que os próximos meses hverá mais dificuldades para os brasileiros. A situação não é das melhores e a tendência é piorar. Pés no chão é a melhor alternativa, pois o remédio será bastante amargo daqui para frente, sem data para encerrar, até que o país esteja estabilizado economicamente.

== O Banco Central aumenta os juros pela 5ª vez seguida. Decisão do Copon de aumentar para 13,5% a taxa básica de juros novamente é um sinal de que o governo está com a mão no freio e quem usar as instituições bancárias devem pensar bem, para evitar endividamento maior.

== Taxa de desemprego cresceu nos últimos três meses e março é a maior nos últimos três anos. Temos mais de 1,5 milhões de desempregados e a renda do brasileiro diminuiu. Reflexo imediato do aumento da inflação que corrói o bolso do brasileiro. Os investimentos em praticamente todos os setores da cadeia produtiva caíram, a exceção do setor bancário que teve aumento. Outro reflexo da queda do poder aquisitivo e busca pelo contribuinte das instituições financeiras como socorro.

== Vereador Batista disse que o prefeito jogou a responsabilidade, na reunião realizada no hospital, para o governo estadual. “Incoerência o Executivo continuar chorando por dívidas que herdou”. Garante que vai ao governo buscar solução à saúde local, que enfrenta grande insuficiência financeira. Então são duas realidades têm similaridade no início de cada governo. Menos mal que o líder do PMDB irá buscar as diferenças que a saúde local tem!

== Insiste em que a coordenadora do CRAS seja convocada a dar explicações no legislativo. Ué, mas ela não foi convocada vereador? A verdade é que só ele não ouviu tudo o que foi explicado e nem quis ver os documentos pela coordenadora apresentados, assim como fotos dos locais com problema no atual endereço. Então porque fiscaliza? Se fiscaliza!

== Incoerência é quando um vereador, como Batista que diz estar o prefeito atual chorando porque não tem dinheiro para pagar as contas da administração passada. Mente, pois em programa recente na Eclusa o prefeito disse que a falta de recursos é por vários fatores e um deles é “por ainda estar pagando contas da gestão passada, que já atingiu dois terços e portanto, está no fim”. O vereador poderia falar que nosso governador deu o calote, mas como ele só fala contra quem é oposição a sua linha, jamais dirá isso. Continua um grande demagogo, buscando seus 15 minutos de fama.

== Fiscalizar sim, realização concreta!!! Porque o vereador não aborda a total falta de acessibilidade no prédio acima do CRAS, que abriga da Delegacia de Polícia? Será que é pelo motivo que todos já sabem? O pior no político é defender companheiro de partido e não a comunidade que é prejudicada com certas situações. Pense nisso!

== Problemas viagem à Brasília foi lembrado por Batista que o colega Zé falou que seria apontado pelo TCE, “mas verifiquei e ao contrário o senhor foi apontado, não eu. Minha vida sempre foi pautada pela transparência”. Essa última afirmação foi de doer “transparente”. Quem não conhece compra como verdade.

== Apontar erro é fácil disse Zé Galinha. “Para a oposição o prefeito age errado e no Estado está tudo certo, mas tudo estava errado no governo estadual passado, pois o governo está tentando acertar como disse um colega. “As dificuldades existem na família, nas empresas e também na prefeitura. Nosso município é um dos que menos paga em questão de valores, mas percentualmente é um dos que melhor ofereceu. Passei informação dada pelo prefeito. Eu não julgo e sim espero o julgamento popular”.

== Carlos Gewehr falou de vários trabalhos em desenvolvimento no município e na questão da limpeza pede ajuda da comunidade para acompanhar o trabalho e não largar lixo depois da equipe de recolhimento passar. Não adianta tapar o sol com a peneira, o governo repassou somente 45% do que o hospital tem direito pelo convênio. E de 2014 tem R$ 128 mil, ainda não repassado pelo Estado.

== Dia do Trabalho – O único vereador que se lembrou de parabenizar o trabalhador pelo dia 1º de maio na sessão da câmara dessa semana foi Carlinhos Cardoso. Parabéns ao parlamentar!

Comentários

  1. Toninho disse:

    Parabéns pela excelente coluna, Gilmar

  2. Darlan disse:

    Bela coluna Chimarrão.

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

No primeiro enfrentamento entre as equipes bom-retirenses, o Largados levou a mehor

Equipe bom-retirense vai até Mato Leitão onde disputa última partida da fase classificatória

Acampamento Farroupilha e atrações culturais marcam atividades que vão até dia 22 de setembro

Quina foi marcada por 154 jogos que poderão sacar mais de R$ 47 mil