Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Corte de recursos para a BM preocupa organização do carnaval de Bom Retiro do Sul

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

O corte de horas extras da Brigada Militar anunciado pelo Governo do Estado preocupa a organização do carnaval de Bom Retiro do Sul. A medida anunciada impossibilita que que seja destinado um efetivo maior de policiais para auxiliarem na segurança do desfile de rua que reúne em média 7 mil pessoas anualmente em Bom Retiro do Sul.

Ouras cidades do interior gaúcho, inclusive do Vale do Taquari, estão receosas com a decisão do Governo Estadual que afeta diretamente a cobertura de segurança de festividades como essa. Em Bom Retiro do Sul nos anos anteriores haviam em média 15 policiais fazendo o policiamento durante o carnaval, nesta ocasião o município terá apenas dois de serviço na noite da Festa de Momo.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Bom Retiro do Sul Airton Luiz Petry destaca que a municipalidade está realizando reuniões que visam buscar medidas alternativas que permitam a realização do desfile de rua previsto para acontecer na cidade no dia 13 de fevereiro na Rua Jorge Fett com a segurança necessária para o mesmo,

A Inhandava, escola de samba do município, por sua vez vem trabalhando durante os últimos meses para fazer bonito nas passarelas do samba por onde for passar. Além do desfile agendado para a noite do samba em Bom Retiro do Sul, a entidade também tem marcadas apresentações no dia 14 de fevereiro em Taquari e no dia 21 de fevereiro em Lajeado.

O Comandante da 1ª Companhia do 40º Batalhão da Brigada Militar Capitão Engster ressalta que a a medida anunciada pelo Governo do Estado não dá outra alternativa senão essa, de fazer apenas o policiamento ostensivo com o efetivo local. “A orientação que recebemos é de não fazer policiamento de reforço que geraria horas extras, mas o efetivo local estará prestando serviço normalmente, porém, não de forma exclusiva à festa”.

Nesta quarta-feira, dia 28, foi entregue ao prefeito Pedro Aelton Wermann um ofício expondo a situação e também com sugestões para a realização do evento com maior segurança, como a contratação de segurança privada.

“Infelizmente temos que tomar essa atitude, mas reforçamos que a intenção da Brigada Militar é estar cada vez mais próxima da comunidade prestando serviços de segurança para a população. Tão logo a situação se normalize, iremos retomar os mesmos serviços que vinha sendo realizados neste tipo de evento em parceria com as cidades”, finalizou Engster.

Giro do Vale
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também