Procissão de Navegantes reúne mais de 200 mil fieis em Porto Alegre
- porJuliano Beppler da Silva
- 17 de fevereiro de 2015
- 10 anos
Mais de 200 mil pessoas participaram da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes na manhã desta segunda-feira, 2, em Porto Alegre. Estiveram presentes na missa que antecipou o cortejo o governador do estado, José Ivo Sartori, e o prefeito da capital, José Fortunati. A homenagem à protetora da capital começou às 7h, quando fieis se encontraram na Igreja Nossa Senhora do Rosário e se estendeu até o fim da manhã.
Considerada maior celebração religiosa do Rio Grande do Sul, o cortejo começou por volta das 8h, quando a imagem da Santa foi conduzida até o Santuário de Navegantes. A caminhada de cinco quilômetros até o Santuário durou cerca de duas horas. Entre os fieis, havia crianças vestidas de anjo, pessoas carregando terços e rosas. Todas as homenagens eram para agradecer a Nossa Senhora, protetora das viagens por mares e rios.
Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil, celebrou uma missa campal, ao final da caminhada. Segundo Dom Giovanni, ele se sentia emocionado de estar na celebração. “Participar nesta festa junto com o povo, com toda essa gente que ama a Nossa Senhora dos Navegantes, é emocionante demais, porque a fé é aquele motor que faz com que a nossa vida possa ter um sentido”, disse.
Também aconteceu, durante a manhã, a procissão fluvial, que saiu da Usina do Gasômetro por volta das 9h30 em direção ao Parque Náutico do Estado. A travessia contou com a participação de religiosos, remadores, pescadores, integrantes do clube náutico e fieis da Padroeira das Águas. A Patrulha Ambiental da Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, bem como a Capitania dos Portos acompanhou a jornada.
G1
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Segunda-feira será de abafamento e pancadas de chuva no RS
- byJuliano Beppler da Silva
- 23 de setembro de 2024
Mais Lidas
Mais Recentes
Bombeiros localizam corpo carbonizado durante combate a incêndio em Taquari
- 27 de setembro de 2024
- 1 semana
Câmara aprova manutenção de aproximadamente 200 contratados, a maioria na Educação
- 27 de setembro de 2024
- 1 semana
Ainda não há comentários