Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 6 de outubro de 2024

Outono começa com manhã fria e predomínio de sol no RS

Esta sexta-feira marca o começo do outono com previsão de predomínio de sol em todas as regiões. A aproximação de uma frente fria irá pressionar a massa de ar quente que atua no Estado intensificando o abafamento. A nebulosidade aumenta da tarde para a noite e pancadas isoladas de chuva poderão ocorrer, porém muitas cidades ficarão sem chuva.

No fim de semana a frente fria passa rápido pelo Estado no sábado, com previsão de pancadas de chuva e rajadas de vento. Já no domingo, uma massa de ar polar avança provocando queda na temperatura.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem atingir 36°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 35°C.

O começo do outono ainda tem características próximas do verão e pode ter dias de calor e que se tornam menos frequentes entre maio e junho. Amplitude térmica significativa é a marca da estação com noites frias e tardes quentes.

A frequência de ciclones extratropicais aumenta no Atlântico Sul durante o outono. Nos episódios mais intensos, o Rio Grande do Sul pode registrar dias muito ventosos e que são antecedidos por chuva intensa e temporais.

O outono vai transcorrer sob a influência do fenômeno El Niño. Será a primeira vez desde 2010 que a estação vai se iniciar com o El Niño presente, já que nos últimos anos predominaram condições de neutralidade ou La Niña. A maioria dos modelos climáticos analisados pela MetSul indica que, no decorrer da estação, o fenômeno se intensificará no Pacífico Equatorial.

O começo deste outono será marcado por chuva ainda irregular no Rio Grande do Sul, o que significa que partes do Estado podem ter precipitações acima da média e outras abaixo. Com o avançar da estação se espera que a chuva aumente, não se descartando episódios de precipitação em volumes excessivos, sobretudo mais perto do período de inverno climático.

 

Correio do Povo.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também