Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

RS terá sol entre nuvens, mas segue com instabilidade do ciclone

O sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O dia deve ter mais nebulosidade no Nordeste (Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte), regiões em que ocorrem períodos de sol intercalados com nuvens e onde pode ter chuva passageira a qualquer hora, até localmente forte, em razão da circulação de umidade do ciclone na costa.

No Litoral Norte, o tempo fica mais fechado e é maior o risco de chuva com altos volumes. Faz um pouco de calor à tarde na maioria das regiões, mais intenso no Oeste e no Noroeste. O vento sopra fraco a moderado com ocasionais rajadas na costa.

As mínimas devem chegar aos 14°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 33°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 29°C.

Volumes extremos de chuva associados ao ciclone Cari na costa foram registrados no Leste catarinense e no Nordeste gaúcho, tal como alertava a MetSul. Na soma de segunda e terça, até 20h, havia chovido 180 mm no Sul de Florianópolis, 137 mm em Laguna, 124 mm em Garopaba e 111 mm em Içara. No Litoral Norte gaúcho, choveu 133 mm em Caraá, perto de Santo Antonio da Patrulha. Alagamentos foram registrados na cidade.

Houve chuva forte ainda nos vales, Grande Porto Alegre e na Serra. Com a intensificação do ciclone e o lento deslocamento para Sul, o risco de chuva forte a intensa segue no Sul e no Leste catarinense. No Nordeste do Estado, sobretudo no Litoral Norte, o risco de chuva forte persiste até quinta com ameaça de alagamentos e deslizamentos de terra ou queda de barreiras nas áreas de relevo.

Correio do Povo
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também