Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Nebulosidade aumenta nesta quinta-feira no RS

A nebulosidade já aumentou nesta quarta-feira, com precipitação fraca em algumas regiões, até em cidades onde não se esperava, como Porto Alegre. A frente deve permanecer atuando nesta quinta-feira. Apesar disso, o sol vai chegar a aparecer com nuvens em pontos do Estado, especialmente no Oeste que deve ter tempo mais aberto.

Com as nuvens, segue a chance de chuva ou garoa, sobretudo em cidades do Centro, Norte e Leste do Estado. Espera-se tempo mais instável no Nordeste gaúcho, o que inclui a Serra e Litoral Norte. Por conta da cobertura de nuvens, a temperatura se eleva menos e o dia será ameno.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes e os 11°C em Santana do Livramento. As máximas podem chegar a 25°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 23°C.

A destruição observada no município catarinense de Ponte Serrada pelo vento na tarde da segunda-feira levantou a questão de um segundo tornado, tese defendida por alguns colegas meteorologistas. A MetSul, contudo, entende que o tornado que atingiu a cidade de Ponte Serra foi o mesmo que causou devastação em Xanxerê. As duas cidades são separadas por apenas 36 quilômetros.

O deslocamento da supercélula que afetou Xanxerê era de Oeste para Leste, logo depois de Xanxerê afetaria justamente a região de Ponte Serrada. O tornado, ademais, era não apenas muito forte como de grande dimensão. Tornados desta natureza não costumam ser de muito curta duração, mas podem atuar por até meia hora a uma hora, ou mais em casos extremos.

O tornado em Ponte Serrada ocorreu cerca de 30 minutos depois de Xanxerê, o tempo aproximado que o fenômeno levaria entre as duas áreas urbanas dos dois municípios, considerando a velocidade do deslocamento que se observou nos vídeos da sua passagem.

 

Correio do Povo.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também