Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 6 de outubro de 2024

Nebulosidade aumenta no sábado antes de domingo chuvoso no RS

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

O sol chega a aparecer com nuvens neste sábado em diversas regiões do Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade aumenta no Estado no decorrer do dia. Área de instabilidade de caráter pré-frontal traz maior quantidade de nuvens e chuva para o Oeste e, na sequência, para pontos do Sul e até do Centro do Estado.

Na região de Uruguaiana, a maior parte do dia é de instabilidade. No Sul e no Oeste, a temperatura se eleva menos. Na Metade Norte ingressa ar mais quente e a tarde terá temperatura mais alta. Podem se formar bancos de nevoeiro isolados ao amanhecer.

As mínimas rondam os 8°C em São José dos Ausentes e os 9°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem alcançar 30°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 26°C.

A MetSul Meteorologia alerta para risco de chuva forte e até de temporais no Rio Grande do Sul devido ao deslocamento de uma frente fria muito ativa neste fim de semana. Esta frente será impulsionada pela massa de ar frio mais forte até agora do ano no Cone Sul e que, ao encontrar ar mais quente de Norte trazido por corrente de vento em baixos níveis da atmosfera, pode formar nuvens bastante carregadas e com potencial de gerar tempo severo localizado.

Já choverá neste sábado em várias regiões, notadamente nas Metades Oeste e Sul. No domingo, a chuva afeta o Estado inteiro com melhoria a partir do Oeste e o Sul no fim do dia. Algumas cidades gaúchas podem ter 50 a 100 mm neste fim de semana com acumulados pontuais até acima de 100 mm.

Adverte-se ainda para o risco de vento forte e ocasional granizo em setores localizados. O tempo firma durante a segunda-feira no Rio Grande do Sul com massa de ar seco e frio de origem polar que irá derrubar acentuadamente a temperatura e entregar o cartão de visitas do inverno 2015.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também