Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Nível do rio Taquari não extrapola cota de risco

A chuva cumulada de terça à quinta-feira, na medição feita em Lajeado alcançou 87 milímetros. O volume está dentro do que a meteorologia previa e a Defesa Civil estimava. Com a previsão do tempo estável a partir de hoje, a sombra da cheia passa longe da região.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Lajeado Gilberto Schmidt o monitoramento do rio segue, no entanto, sem o estado de alerta. “Na noite de quarta-feira fizemos um plantão, monitorando a movimentação das águas quase que em tempo real”, conta. Schmidt diz que a cota máxima atingida na medição feita em Lajeado será de 16,2 metros – 3,2 acima do nível normal.

O alerta para enchentes é dado quando o rio alcança 17 metros e a chuva continua. “Como chegamos a 16,2 e a chuva parou, a tendência é que a partir desta sexta-feira, o Taquari comece a recuar”, detalha. Na tarde de ontem, o acesso ao Porto dos Bruder desapareceu. Segundo a Defesa Civil, é um dos primeiros lugares a inundarem quando o rio sobe.

De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, a previsão para este sábado, dia 30, e domingo, dia 31, a tendência é de sol entre nuvens.

Os dias ficam um pouco mais frios.  Para o sábado e domingo a tendência é de mínimas ao redor dos 10ºC e as máximas de 22ºC.

 

Jornal O Informativo.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também