Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

RS tem aberturas de sol, mas instabilidade segue forte neste sábado

Frente semi-estacionária começa lentamente a recuar para o Sul com sol e nuvens no Norte e no Noroeste, apesar de pancadas isoladas com risco de granizo neste sábado. A maior instabilidade se concentra na faixa central do Estado e no Nordeste gaúcho, incluindo a Serra, os vales e a área metropolitana, onde é alto o risco de pancadas por vezes torrenciais com raios e granizo isolado.

Porto Alegre pode ter chuva volumosa. No Sul gaúcho, mais nuvens e o tempo se instabiliza com chuva e risco de granizo em alguns pontos no final do dia. Calor no Noroeste e no Norte. Ameno nas demais áreas.

As mínimas rondam os 12°C em Bagé e os 13°C em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 20°C.

Levantamento exclusivo da MetSul indica que entre quarta e sexta, 151 municípios do Rio Grande do Sul tiveram granizo. A incidência do fenômeno em tantos municipios e em algumas cidades por diversas vezes não é comum. Frente semi-estacionária atua no Estado e no Leste catarinense, entre o ar frio de Sul que traz geada no Uruguai e Argentina e massa de ar muito quente ao Norte que provoca os dias mais quentes do ano no Paraná com quase 40ºC.

Na área de transição das massas de ar, junto à frente, a instabilidade é enorme. E pela massa de ar ao Norte ser por demais quente, a atmosfera fica extremamente instável com nuvens propícias ao granizo. Com o esperado reforço do ar quente no Norte gaúcho, a tendência é de novos temporais de granizo, atingindo a partir de agora e nos próximos dias também a Metade Sul.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também