STF autoriza depoimento de Lula na Operação Lava Jato
- porJuliano Beppler da Silva
- 3 de outubro de 2015
- 9 anos
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta sexta-feira, dia 2, no final da tarde, que o ex-presidente Lula seja ouvido em depoimento da Operação Lava Jato. O pedido feito pela Polícia Federal foi deferido pelo ministro Teori Zavascki.
Na decisão, Zavascki esclareceu que Lula e ex-ministros não são investigados na operação. “No caso, as manifestações dessas autoridades [PGR e PF] são coincidentes no sentido de que as pessoas a serem ouvidas em diligências complementares não ostentam a condição de investigadas, mas, segundo se depreende do requerimento da autoridade policial, a condição de informantes”, disse o ministro.
A autorização teve parecer favorável do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro concedeu prazo de 80 dias para que todas as diligências sejam cumpridas. As oitivas fazem parte do maior processo da Lava Jato que tramita no Supremo e investiga formação de quadrilha de políticos acusados de receber propina do esquema de corrupção na Petrobras.
Segundo a PF, os depoimentos são necessários diante das acusações feitas por diversos delatores, que envolvem parlamentares que fizeram parte da base de apoio ao governo Lula. “Faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, Luiz Inácio Lula da Silva, para que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”, justificou a PF.
Com a prorrogação do inquérito, a PF também pretende ouvir executivos de empresas que fizeram doações a parlamentares dos três partidos, do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte; de Maria Cléia Santos, assessora do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), além do presidente do PT, Rui Falcão, e do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. A Polícia Federal pediu também que sejam ouvidos a ex-ministra da Secretaria de Relações Institucionais Ideli Salvatti, o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
No último dia 26 de setembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à Polícia Federal (PF) para ouvir o ex-presidente Lula e integrantes do governo sobre fatos relativos às investigações da Operação Lava Jato.
Correio do Povo
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Meteorologia aponta queda de temperatura no RS esta semana
- byJuliano Beppler da Silva
- 11 de novembro de 2024
Menor é apreendido por tráfico de drogas, em Bom Retiro do Sul
- byJuliano Beppler da Silva
- 10 de novembro de 2024
Mais Lidas
Mais Recentes
Pescador localiza cadáver nas águas do Rio Taquari, em Encantado
- 11 de novembro de 2024
- 48 segundos
Menino de 10 anos morre enquanto se banhava num arroio, em Santa Cruz do Sul
- 11 de novembro de 2024
- 1 hora
Ainda não há comentários