Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Economia

Granja de ovos mais moderna do Brasil inicia atividades em Bom Retiro do Sul

Empresário espanhol está investindo um total de R$ 12 milhões no município.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

No campo surge mais um reforço para a economia de Bom Retiro do Sul. Um dos investimentos anunciado durante os últimos meses começa a operar na localidade de Mundo Novo. Na segunda-feira, dia 12 a Granja Larassa inicia as atividades produtivas em um de seus núcleos. A empresa trabalhará na produção de ovos férteis e projeta para fevereiro o início das atividades do segundo núcleo.

O processo de produção é totalmente automatizado, o que torna essa granja a mais moderna do gênero no país. Para se ter uma ideia, é possível acompanhar dados como umidade do ar, temperatura do ambiente, níveis de ração e água, em qualquer parte do mundo, via internet. Até mesmo a quantidade de ovos que passam pelas esteiras podem ser acompanhadas a distância.

Segundo o responsável pela gerência da granja Cleber de Andrade Alves a projeção é de que sejam produzidos em cada núcleo, aproximadamente 9,5 milhões de ovos férteis. Sobre a estrutura ele ainda destaca que as paredes e o teto são revestidos com tecnologia isotérmica de forma que o ambiente fique climatizado para as aves.

Cada núcleo irá abrigar cerca de 53 mil aves divididas em 4 aviários. Em cada aviário serão acomodadas 12 mil galinhas e 1,2 mil galos. Para alimentar os animais de um núcleo a projeção é de que sejam necessárias 8 toneladas de alimentos por dia.

Um sistema de luzes vermelhas é utilizado para induzir as galinhas a colocarem os ovos nos ninhos. Na sequência através dos equipamentos, os ovos vão para uma esteira que leva a produção até o ponto final, para ser carregado em caminhões que levam esses ovos até o seu destino.

Na segunda-feira chega a primeira remessa de aves ao local. Até o dia 15 chegam as demais aves para completarem a lotação do primeiro núcleo.

Já está programado para dia 18 de fevereiro o início das atividades do segundo núcleo. Os equipamentos estão vindo da Espanha para o Brasil e devem chegar nos próximos dias para que possam ser instalados na estrutura física.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

A granja também conta com casas para que os funcionários morem no local. Serão cerca de oito funcionários em cada núcleo.

A empresa que foi instalada em uma área de 16.000 m² com um investimento de R$ 12 milhões, deve gerar um bom retorno adicionado aos cofres do município, e além disso, reforça a ideia de diversificação econômica.

O investidor espanhol já manifestou interesse em realizar outros investimentos no município no futuro.

 

Giro do Vale

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Comentários

  1. Jessica disse:

    A onde fica a empresa???

  2. anderson disse:

    Excelente tecnologia e estrutura. PARABENS.

  3. Adair Maria disse:

    Gostaria imensamente de trabalhar em um aviário. Cresci na lida com os animais. Sinto muita saudade.

  4. Mara Rohrig disse:

    Parabéns pela iniciativa,excelente tecnologia e estrutura.

  5. raimundo zastavni disse:

    estou a procura de emprego

  6. Sandra pagotto disse:

    Precisávamos de uma empresa nesse ramo deste porte. Meu filho é campeão de físico turismo e a minha nora também. Come bastante ovos e frango. Muito. Nome dele é Allan pagotto quem sabe vocês podem patrocinar a los

    • Juvenal Ferreira disse:

      Excelente negócio! Só poderia vim de fora mesmo. Parabéns a esse nobre espanhol que ainda acredita no nosso pais. Investir uma grana desse porte num pais a onde os representantes do povo são na grande maioria ladrão de alta periculosidade, a onde o senado federal em Brasília junto com a câmera dos deputados são todos uma corja de criminosos, só por Deus mesmo. Desejo boa sorte!

  7. Anônimo disse:

    Parabéns trabalho mais de 13 anos em uma empresa de alimentos e nunca tinha visto uma granja com imensa tecnologia fico feliz em saber que outros países estão investindo no nosso país, que venham sempre mais….

  8. Gicelda Paz loy disse:

    Bom dia! Você tem interesse em ter outro investimento na região?!Queria conhecer o projeto e a viabilidade quem sabe um dia ter meu proprio produtora.Sou pequena produtora e tenho minha propriedade propriedade para soja e retiro pouco lucro propriedade. Gosto da lida campeira e muito mais trabalhar na área rural. Aguardo para conhecer o projeto.

  9. Silvania S N Pereira disse:

    Parabéns meu amigo ficou maravilhoso muito sucesso!!!

  10. Prof. Sergio disse:

    Será que pode ser mais moderna ainda?? O que fazem com o esterco molhado??

  11. Claudio Andrade Alves disse:

    Parabéns a todos os envolvido no projeto! Pois um projeto desse porte não acontece sem esforço, determinação e ousadia. Esses adjetivos transbornam nessa equipe!
    Não podemos deixar de dar o mérito e agradecer aos investidores que na atual conjuntura economica acreditam e apostam em nosso país.

  12. Jocinara disse:

    Olá vi a reportagem sobre a granja larassa. Gostaria de deixar um currículo lá e gastaria de saber se há algum contato que vocês tenham.

    Obrigada

Últimas Notícias

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano

Indivíduo foi capturado em sua residência no bairro São João

Massa de ar quente deve gerar máximas acima dos 35ºC em diversos pontos