Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ciberataque em larga escala atinge empresas de pelo menos 74 países

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empresas de pelo menos 74 países foram alvos de ciberataques “em larga escala” nesta sexta-feira, segundo informações da empresa de segurança Kaspersky Lab, da Rússia. No Brasil, os ataques fizeram com que várias empresas e órgãos públicos tirassem sites do ar e desligassem sistemas por medida de prevenção.

De acordo com o portal G1, os hackers usam “vírus de resgate” – que inutilizam os sistemas – e pedem uma “recompensa” em dinheiro. Neste ataque, seriam pedidos entre US$ 300 e US$ 600 em Bitcoins (moeda virtual).

A Kaspersky Lab detectou 45 mil ataques em todo o mundo. Conforme a empresa, a maior parte dos casos foi registrada na Rússia.

Em Brasília, os sistemas eletrônicos e de internet do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram desligados. A medida provocou a suspensão dos serviços nas agências do órgão em todo o país.

Ao G1, o INSS confirmou o desligamento “após indícios de cyber ataques na rede mundial de computadores”. Segundo o instituto, os atendimentos marcados para esta data serão reagendados.

 

Rádio Gaúcha

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também