Giro do Vale / Agricultura

Pecuária do RS conquista classificação de livre de febre aftosa

Mudança deve abrir 70% dos mercados mundiais para produto gaúcho

Secretário Covatti Filho anunciou a conquista. (Foto: Emerson Foguinho/Seapdr)

O Rio Grande do Sul conseguiu importante conquista para o setor de pecuária. Nesta terça-feira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina assinou instrução normativa que reconhece o Estado como zona livre de febre aftosa.

A classificação passa a vigorar em 1º de setembro, e a IN deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. “Com a retirada da vacina, o Estado poderá alcançar 70% dos mercados mundiais disponíveis”, afirma o secretário da Agricultura, Covatti Filho. Ele observa que 2020 será o último ano com vacinação no RS.

A partir do reconhecimento pelo Ministério, a Secretaria comunica a mudança  para a  Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que concede a certificação da evolução do status sanitário, abrindo portas para mercados não acessados pelos criadores gaúchos.

Técnicos e especialistas apontam que a retirada da vacinação tem potencial de abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá. No setor dos suínos, a expectativa é de que haja um incremento nas exportações na ordem de R$ 600 milhões anuais.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Últimas Notícias

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano

Indivíduo foi capturado em sua residência no bairro São João

Massa de ar quente deve gerar máximas acima dos 35ºC em diversos pontos