Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

550 mil doses de vacina devem ser entregues ao RS em nova remessa

Foto: Fernando Dias / Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou no sábado, dia 27, que o governo federal pretende distribuir 11 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana. Estimativa extraoficial feita com base em remessas anteriores sugere que o Rio Grande do Sul poderia receber pelo menos 550 mil unidades desses imunizantes, mas ainda não há confirmação do Ministério da Saúde ou do governo estadual sobre quanto será ofertado de fato. 

Em geral, o Rio Grande do Sul tem recebido entre 5% e 6% de cada carga despachada por Brasília. O número que cabe a cada local do país depende de vários fatores, como tamanho da população e do público-alvo específico contemplado em cada etapa da campanha de vacinação. 

Assim, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não tem confirmação do tamanho da carga que desembarcará em solo gaúcho, mas, mantida a proporção de pelo menos 5% das doses disponibilizadas para todo o país, chegaria à Capital o suficiente para, no mínimo, 550 mil aplicações. Isso corresponderia a cerca de 42% de todas as imunizações já realizadas em solo gaúcho até o momento — 1,31 milhão de doses (somadas primeira e segunda aplicações).  

O ministro, em entrevista à GloboNews, garantiu que os imunizantes da Astrazeneca e da CoronaVac já estão no país e serão encaminhados nos próximos dias. 

“Esta semana (temos) 11 milhões de vacinas. As vacinas que estão disponíveis, Astrazeneca, Coronavac. Elas já chegaram, vão ser distribuídas para os Estados segundo critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI)”, disse. 

Queiroga assumiu oficialmente o ministério na última terça-feira (23) com a promessa de acelerar o ritmo da vacinação no Brasil. Ele voltou a afirmar que o governo pretende vacinar 1 milhão de pessoas por dia no início de abril. 

Até a noite deste domingo, 15,5 milhões de pessoas haviam recebido a primeira dose contra o coronavírus no país — o equivalente a 7,32% dos brasileiros. A segunda dose foi aplicada em 4,69 milhões de adultos, ou 2,2% da população. Os 11 milhões de imunizantes prometidos pelo Ministério correspondem a quase metade das 20,2 milhões de doses já aplicadas ao todo no país.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também