Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Bom Retiro do Sul tem primeiros casos de dengue confirmados oficialmente

Foto: Divulgação

Bom Retiro do Sul teve nos últimos dias o aparecimento de dezenas de casos suspeitos de dengue, porém somente nesta terça-feira, dia 13, houve a confirmação oficial de pacientes que testaram positivo para a doença. Resultados de exames encaminhados ao Laboratório Central do Estado (LACEN) confirmaram três pacientes com a doença no município.

Muitas pessoas estão realizando exames em laboratórios particulares, e em muitos casos, os resultados também vêm sendo positivos para a doença. A Secretaria Municipal de Saúde, está considerando casos oficialmente positivados, somente os que são confirmados pelo LACEN, explica o secretário da pasta Paulo Ricardo Marmitt.

Fiscalização e conscientização

A Vigilância Sanitária do município, junto com as Agentes Comunitárias de Saúde, ampliou a visita às residências no município com ações para conter a proliferação das larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nas visitas que estão sendo feitas nos bairros, foi possível encontrar em algumas residências, recipientes com água acumulada, e em alguns locais foi identificada a presença de larvas de mosquito. Também é feito trabalho de orientação sobre os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito.

Nos espaços públicos e nas vias urbanas, equipes das secretarias de Agricultura e Obras prosseguem com o recolhimento de entulhos e lixo, que apresentam risco de acumular água.

Sintomas

Pessoas com dengue apresentam sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. Ao apresentar qualquer destes, a recomendação é para que se procure atendimento médico imediato.

Comentários

  • Roberto Renan Brenner
    13 abril, 2021

    Já se sabe que muitas pessoas confirmaram a doença, como só 3 casos confirmados.

    • Silvana
      13 abril, 2021

      Como só 3 confirmados….Só na rua José Luiz Gerhard praticamente todos os moradores estão com dengue.inclusive crianças 😢😢muito triste deixar isso se alastrar tanto….

  • Carla Rodrigues
    21 abril, 2021

    Teve a primeira morte por dengue hemorrágica. E não é novidade há mais de um mês estamos com pessoas contaminadas pela fldengue. Inclusive dentro do hospital.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também