Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Casos suspeitos de dengue, colocam Bom Retiro do Sul em alerta

Foto: Divulgação

Durante o último final de semana, o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) de Bom Retiro do Sul registrou casos suspeitos de dengue. Pacientes deram entrada na casa de saúde com sintomas da doença. Isso acaba ligando o sinal de alerta do município, e pede que sejam intensificados os trabalhos de prevenção à proliferação do mosquito aedes aegypti, que é o transmissor da doença.

Paralelo ao combate a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul já vinha trabalhando no combate a focos de possíveis criadouros do mosquito transmissor. Para minimizar os riscos de transmissão da dengue, é fundamental a participação da população através de medidas preventivas, como por exemplo, eliminar a água parada de qualquer tipo de recipiente em casa e nos pátios das propriedades.

“O Aedes aegypti se multiplica quando a fêmea deposita seus ovos em locais com água parada, como vasos de planta, pneus, frascos plásticos e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa, entre outros. Como forma de prevenção, pedimos que a população faça a fiscalização na sua casa, no seu pátio, e elimine qualquer local com água parada, para que o mosquito não se prolifere e cause danos à saúde”, recomendou o secretário Paulo Marmitt.

Dicas de prevenção contra a dengue:

  • Tampar os tonéis e caixas d’água
  • Manter calhas sempre limpas
  • Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo
  • Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
  • Tampar as lixeiras
  • Limpar os ralos e colocar tela
  • Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água

Sobre a Dengue

A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, traz sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. O Aedes aegypti transmite além da dengue, a chikungunya e zika.

Em caso de qualquer sintoma, procure imediatamente uma unidade de saúde no início dos sintomas, para ser avaliada e acompanhada por um profissional de saúde, visto que os sintomas da dengue são semelhantes aos sintomas iniciais da Covid-19.

AI / Giro do Vale

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também