Giro do Vale / Geral

Vale do Taquari terá a rota turística Caminhos Peregrinos do Cristo Protetor

Amturvales e grupo de peregrinos projeta criar quatro percursos, que passarão por cidades da região indo até a estátua do Cristo, em Encantado

Grupo que planeja os Caminhos do Cristo Protetor esteve reunido ontem, em Encantado. (Foto: Divulgação)

A inauguração do Cristo Protetor, em Encantado, prevista para o fim deste ano, também deve inaugurar roteiros inéditos na região: os Caminhos Peregrinos do Cristo Protetor, nome que vem sendo usado inicialmente para definir quatro trajetos de longa distância, que passarão por cidades da região e culminarão na estátua do Cristo. Na quarta-feira, dia 21, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), entidade que idealiza o projeto, e o grupo de colaboradores que ajuda a organizar o percurso, estiveram reunidos. Também participaram o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, e o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

A intenção é criar quatro caminhos de peregrinação inicial, que terão entre 130 quilômetros e 150 quilômetros aproximadamente, contemplando todo o Vale do Taquari. De acordo com o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, um dos percursos será inaugurado no fim deste ano, junto com a finalização da obra do Cristo Protetor. Após, a intenção é formatar um caminho de peregrinação por ano. A ideia é que os peregrinos possam caminhar em torno de 20 a 25 quilômetros por dia, passando por diferentes municípios da região. Ao longo dos trajetos, haverá pontos de apoio com hotéis, pousadas ou casas de famílias que queiram receber os peregrinos.

Também deverá ser criado um portal, em que o peregrino irá se inscrever e informar os dias em que estará caminhando. Será um cadastramento que servirá para conhecer o peregrino, mas também para os pontos de apoio estarem preparados. “Os empreendimentos precisam se organizar para receber essas pessoas, que virão dos mais diferentes lugares”, diz Arenhart, lembrando que os trajetos serão todos mapeados e sinalizados. Inclusive devem estar à disposição mapas, que poderão ser baixados em aplicativos, com informações, tanto para quem deseja fazer o percurso a pé ou para os ciclistas.

O ponto de chegada dos caminhos será sempre a imagem do Cristo Protetor. “Serão caminhos de fé, de peregrinação, de autoconhecimento e de contemplação”, observa Arenhart.

Cristo Protetor

Ainda impressionado com a repercussão da obra do Cristo Protetor de Encantado, o presidente da Amturvales diz que a região, o país e o mundo acolheram a grandiosidade deste símbolo de fé, que está sendo erguido em Encantado. “Mas a gente precisa pensar no entorno. O Vale do Taquari precisa receber bem esse turista e também aproveitar sua passagem aqui, para que usufrua da nossa região”.

Arenhart observa que o Brasil tem hoje vários caminhos de peregrinação, como o Caminho da Fé (Santuário Nacional de Aparecida, em SP), o Caminho da Luz (MG), o Caminho do Sol (SP) e, no Rio Grande do Sul, o Caminho das Missões e os Caminhos de Caravaggio. No mundo, o trajeto mais conhecido é o de Santiago de Compostela, na Espanha, com cerca de 800 quilômetros. “Temos muitos peregrinos que buscam autoconhecimento, que gostam de caminhadas de longa distância. Não estão ali para pagar uma promessa, necessariamente, mas curtem o contato com a natureza, prezam pela saúde, bem-estar, enfim, buscam algo a mais, que venha agregar”, acredita.

Colaboradores Peregrinos

O grupo de colaboradores peregrinos, que ajuda a formatar os roteiros, é formado por cerca de 20 pessoas e foi criado em meados de 2020. Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, são pessoas que já fizeram caminhos de longa distância, tanto no Brasil, como fora do país. “São pensadores, gente que conhece, alguns já fizeram caminhos como o de Santiago de Compostela, e que está colaborando. E nosso grupo é aberto a quem mais quiser trabalhar junto”, destaca Arenhart.

Integrantes do grupo: Leandro Arenhart, Adriana Arenhart, Rodrigo Martini, Adilson Johann, Alício Assunção, Atilo Müller, César Bittencourt, Débora Goldmeier, Dirceu Pedó, Edson Diel Lopes, Isaura Heineck, Jaqueline Demamam, Lucas Warken, Michele Inês Gonçalves, Peter Hassmann, Cirlei Trombini, Cynara Sfoglia Barth, Betina Faleiro, Ingrid Elena Driemeier Müller e Selmar Klunk.

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Temperatura fica amena na maioria das regiões ao longo do dia

Jean Pyerre marcou de pênalti o único gol do jogo diante do Vitória da Bahia

Restos mortais estavam às margens do rio, na localidade de Chafariz