Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Mais 278,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas aos municípios gaúchos nesta sexta

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuirá aos municípios, na tarde desta sexta-feira, dia 7,  um lote com 242, 4mil das 243,4 mil doses de vacina da AstraZeneca contra a covid-19 recebidas nesta quinta, dia 6. Outras 35.837 doses da vacina Pfizer serão encaminhadas apenas para Porto Alegre. O governo definiu que avançará na vacinação das pessoas com comorbidades. 

Segundo a SES, este montante de vacinas será utilizado para concluir a vacinação de todas as gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) do Rio Grande do Sul maiores de 18 anos, 29.385 doses, todas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) maiores de 18 anos, 42.570 doses, e pessoas com comorbidades de 33 anos ou mais, 206.304 doses.  

As 1 mil doses restantes deste lote da AstraZeneca ficarão para reserva técnica até a chegada de um novo lote.  

Com essa remessa, o Estado contabiliza o recebimento 4,9 milhões de doses contra a covid-19.

Até o momento, já foram entregues aos municípios gaúchos doses suficientes para vacinar todas as pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos e pacientes renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos, além de grávidas e puérperas com alguma comorbidade maiores de 18 anos, pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC de 40 anos ou mais. 

Também já se vacinaram com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul os idosos, os trabalhadores de saúde, povos indígenas, quilombolas e ribeirinhas, pessoas com deficiência institucionalizadae forças de salvamento e segurança trabalhando diretamente no combate à pandemia.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também