Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Novo modelo de distanciamento do RS não deverá ter restrições para as atividades econômicas

Foto: Divulgação

O modelo que substituirá o de Distanciamento Controlado deverá trazer mais flexibilidade às atividades econômicas. O sistema, que está em discussão, entrará em vigor no próximo sábado, dia 15. Entre as mudanças, está a previsão de não haver mais limitador de horário e de dias para as atividades econômicas, como restaurantes, supermercados e comércio.  A fixação de horários e de dias para funcionamento, por exemplo, de algumas atividades econômicas recebia críticas de gestores e representantes de setores econômicos. 

Segundo o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que comandou reunião na noite desta sexta-feira, dia 7, com prefeitos, deputados e representantes do Ministério Público, a realidade da pandemia mudou. “Entre os exemplos concretos não está previsto o limite de horários de restaurantes e supermercados ou fixar dias de semana para abrir o comércio. É que não tem sentido mantê-los (horários)”, afirmou.

O sistema atual previa a definição, por semana, da gravidade das regiões,  indicada por cores de bandeiras, e que será substituído por avaliações diárias. O monitoramento passará a ser feito por meio de boletins diários regionais, publicados pelo GT Saúde. 

Nesse sistema, estarão os chamados três “A”. O primeiro é de “Aviso”, quando for identificada uma tendência na região. O segundo é de “Alerta”, que mostrará que a tendência é grave. O terceiro é da “Ação”, quando a região terá 48 horas para responder sobre a situação regional e apresentar um plano de ação. “A ideia é trazer agilidade”, avaliou o vice-governador. Reforçou o conceito de que o novo sistema nasce do diálogo e que todos  são corresponsáveis. “Não estamos num período de tranquilidade absoluta. Está estabilizado em um patamar altíssimo. Mas, como o sistema anterior, ele tem um caráter pedagógico”, detalhou.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também