Giro do Vale / Geral

Novo modelo de distanciamento do RS não deverá ter restrições para as atividades econômicas

Sistema de controle da pandemia no Estado terá ainda boletins diários sobre a situação de cada região

Foto: Divulgação

O modelo que substituirá o de Distanciamento Controlado deverá trazer mais flexibilidade às atividades econômicas. O sistema, que está em discussão, entrará em vigor no próximo sábado, dia 15. Entre as mudanças, está a previsão de não haver mais limitador de horário e de dias para as atividades econômicas, como restaurantes, supermercados e comércio.  A fixação de horários e de dias para funcionamento, por exemplo, de algumas atividades econômicas recebia críticas de gestores e representantes de setores econômicos. 

Segundo o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que comandou reunião na noite desta sexta-feira, dia 7, com prefeitos, deputados e representantes do Ministério Público, a realidade da pandemia mudou. “Entre os exemplos concretos não está previsto o limite de horários de restaurantes e supermercados ou fixar dias de semana para abrir o comércio. É que não tem sentido mantê-los (horários)”, afirmou.

O sistema atual previa a definição, por semana, da gravidade das regiões,  indicada por cores de bandeiras, e que será substituído por avaliações diárias. O monitoramento passará a ser feito por meio de boletins diários regionais, publicados pelo GT Saúde. 

Nesse sistema, estarão os chamados três “A”. O primeiro é de “Aviso”, quando for identificada uma tendência na região. O segundo é de “Alerta”, que mostrará que a tendência é grave. O terceiro é da “Ação”, quando a região terá 48 horas para responder sobre a situação regional e apresentar um plano de ação. “A ideia é trazer agilidade”, avaliou o vice-governador. Reforçou o conceito de que o novo sistema nasce do diálogo e que todos  são corresponsáveis. “Não estamos num período de tranquilidade absoluta. Está estabilizado em um patamar altíssimo. Mas, como o sistema anterior, ele tem um caráter pedagógico”, detalhou.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Últimas Notícias

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano

Indivíduo foi capturado em sua residência no bairro São João

Massa de ar quente deve gerar máximas acima dos 35ºC em diversos pontos