Giro do Vale / Saúde

Doses de Coronavac serão encaminhadas a municípios que precisam e solicitarem no RS

SES orienta prefeituras a não iniciarem ciclo vacinal com doses que chegarão nesta sexta, para garantir estoque para segunda dose

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Apenas as cidades que precisam de doses de Coronavac irão receber da Secretaria Estadual da Saúde o imunizante produzido pelo Instituto Butantan e que chegam ao RS na manhã desta sexta-feira. Serão, ao todo, 110,2 mil doses, que serão priorizadas para completar o ciclo vacinal de quem já recebeu a primeira injeção. 

Na tarde desta quinta-feira, a SES chegou a projetar que cerca de 188 mil pessoas estivessem necessitando da segunda dose para concluir a imunização. À noite, porém, a pasta estimou em 110 mil, após cruzamentos de dados dos municípios e do sistema oficial. 

“Se o número de doses não registradas no sistema é maior do que o número de doses solicitado pelo município, consideramos o número pedido pelo município, porque certamente ainda não inseriu no sistema todas as vacinas aplicadas. Iremos distribuir vacinas Coronavac a todos os municípios que disseram ter segundas doses pendentes”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. 

O lote, confirmou ela, visa atender exclusivamente àquelas pessoas que precisam da segunda dose: “Pedimos que, caso haja excedente, não seja aplicado como primeira dose, o que geraria a necessidade de reservarmos uma D2 que não temos neste momento. Todas as sobras devem ser devolvidas para novo rateio”.

Além das 110,2 mil doses de Coronavac, o RS recebe nesta sexta mais uma carga de 141,5 mil frascos de vacinas da Pfizer.

Até a noite desta quinta, o RS iniciou a vacinação contra a Covid-19 em 4.056.265 pessoas, sendo que 1.651.630 já receberam as duas aplicações necessárias para se alcançar a imunização contra o coronavírus. De todas as aplicações feitas, pouco mais de 3 milhões foram realizadas com a Coronavac.  

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Este é o menor patamar desde 10 de fevereiro, quando havia 802 pessoas em estado grave no Estado

Geada ainda aparece na maior parte do Estado ao amanhecer

De acordo com o Governo do Estado, são 140.800 doses da Coronavac e 166.140 doses da Pfizer

Um carro da Brigada Militar capotou e policial ficou ferido na ação