Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence o Brasiliense e larga em vantagem na Copa do Brasil

Tricolor dominou a partida na Arena e triunfou por 2 a 0 com gols de Ricardinho e Jean Pyerre

Foto: Lucas Uebel / Grêmio0 / Divulgação

Com o controle das ações durante todos os noventa minutos, o Grêmio venceu o Brasiliense por 2 a 0, nesta quarta-feira, na Arena, e largou em vantagem no mata-mata da terceira fase da Copa do Brasil. Agora, o Tricolor pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta, na próxima quinta-feira, em Brasília, no estádio Mané Garrincha, às 16h30min. 

Repleto de desfalques pela Covid-19, incluindo três dos quatro membros da comissão técnica de Tiago Nunes, incluindo o próprio treinador, o time gremista foi a campo comandado pelo analista de desempenho Pedro Sotero, e não teve dificuldades para vencer o jogo. Na primeira etapa, Ricardinho abriu o placar aos 43 minutos depois de jogada construída desde o goleiro.

Na volta do intervalo, Jean Pyerre ampliou após erro do goleiro Edmar Sucuri, um dos destaques do jogo com defesas importantes. O Grêmio ainda perdeu uma chance incrível com o atacante Ricardinho, que debaixo das traves mandou por cima. No entanto, apesar dos erros, os adversários deram poucos sustos e a vantagem foi consolidada. 

Domínio gremista

Jogando em casa, o Grêmio buscou pressionar o Brasiliense desde o começo da partida. Logo no primeiro ataque, o volante Thiago Santos apareceu livre na área e desviou para fora após cruzamento do lateral Cortez. Aos 8, o goleiro Edmar Sucuri começou a aparecer na partida. Novidade na escalação, o atacante Jonatha Robert recebeu de Vanderson e soltou a bomba para bonita defesa do goleiro do “Jacaré”. Aos 14, de novo Sucuri salvou, agora em finalização de Jean Pyerre de fora da área. 

Após minutos de maior produtividade ofensiva, o Tricolor baixou o ritmo e viu o Brasiliense se soltar mais na partida. Aos 32, Paulo Victor, que voltou a atuar nesta quarta, precisou fazer firme defesa em chute rasteiro de Luquinhas. 

A alteração de postura dos visitantes deixou o confronto mais aberto e animado. Livre, Jonatha Robert perdeu grande oportunidade desviando para fora de cabeça aos 34 minutos. Em resposta, o Brasiliense por pouco não inaugurou o placar. Luquinhas fintou Geromel pela esquerda e chutou em cima de Vanderson. A bola raspou a trave gremista. 

Aos 43, o Grêmio abriu o escore em uma jogada construída desde seu campo de defesa. Depois de muita troca de passes, com participação até de Paulo Victor, a bola chegou em Jean Pyerre, que rolou para Jonatha Robert já dentro da área. O atacante foi tocado e a bola escapou, sobrando limpa para Ricardinho marcar o gol da vantagem gremista. 

Sucuri erra e Jean Pyerre amplia

O Tricolor voltou do intervalo pressionando a equipe de Brasília para confirmar a vitória na Arena. A proposta logo rendeu frutos. Aos 3 minutos, o goleiro Edmar Sucuri saiu jogando errado, nos pés de Ricardinho. O atacante avançou, tentou finalizar duas vezes, parou no arqueiro e então, rolou para o lado, e Jean Pyerre empurrou ao gol vazio.

Na sequência, aos 6, por detalhe Léo Chú não marcou o terceiro depois de jogada de Cortez. A finalização, no entanto, parou na marcação. Atrás no placar, o “Jacaré” avançou suas linhas e chegou próximo de descontar aos 16 minutos. Luquinhas cruzou na área e Diogo – livre – desviou para fora na frente de Paulo Victor. 

O Grêmio ainda perdeu duas chances logo em sequência. Na primeira delas, Léo Chú avançou cara a cara com Sucuri e rolou para Ricardinho, que debaixo das traves, perdeu de maneira inacreditável aos 19 minutos. Aos 22, foi a vez de Jonatha Robert fazer jogada individual e obrigar defesa firme do adversário. Em cobrança de falta, Jean Pyerre também fez Sucuri aparecer. 

O ritmo da partida reduziu com o passar do relógio. Com isso, o técnico Pedro Sotero colocou Churín e Leo Pereira nas vagas de Léo Chú e Ricardinho para acelerar a intensidade do time. As trocas, somadas as entradas de Guilherme Azevedo e Victor Bobsin, não representaram grande alteração na postura do Tricolor, que assegurou o 2 a 0 até o final do jogo. 

Copa do Brasil – jogo de ida da terceira fase 

Grêmio 2

Paulo Victor; Vanderson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Thiago Santos, Lucas Silva (Bobsin), Jean Pyerre, Jonathan Robert (Guilherme Azevedo) e Léo Chu (Léo Pereira); Ricardinho (Churín). Técnico: Pedro Sotero

Brasiliense 0

Edmar Sucuri; Diogo, Badhuga, Gustavo Henrique e Weverton Goduxo (Balotelli); Lidio, Sandy, Peninha (Jorge Henrique) e Luquinhas (Milton Júnior); Didira (Zotti) e Zé Love (Romarinho). Técnico: Vilson Taddei.

Gols: Ricardinho (43min/1T°) Jean Pyerre (03min/2T°)
Cartões amarelos: Zé Love, Badhuga, Lídio e Goduxo (Brasiliense) Jean Pyerre, Lucas Silva e Vanderson (Grêmio)
Arbitragem: Alexandre Tavares de Jesus (RJ)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 02/06, às 16h30min

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Este é o menor patamar desde 10 de fevereiro, quando havia 802 pessoas em estado grave no Estado

Geada ainda aparece na maior parte do Estado ao amanhecer

De acordo com o Governo do Estado, são 140.800 doses da Coronavac e 166.140 doses da Pfizer

Um carro da Brigada Militar capotou e policial ficou ferido na ação