Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Lote com 219 mil doses da vacina AstraZeneca chega ao RS

Foto: Divulgação

Um lote de 219, 5 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19  chegou na noite desta quarta-feira, dia 9, no Rio Grande do Sul.  A aeronave com os imunizantes aterrissou no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 19h25min, em Porto Alegre. O carregamento das vacinas foi recebido por equipes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e pela Polícia Federal. 

Após o desembarque, as doses foram colocadas em uma Van e seguiram escoltadas por duas viaturas da Polícia Federal até a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, na Capital.  

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o final da próxima semana, a SES irá distribuir 537.350 doses de vacinas contra a covid-19 aos municípios gaúchos. Todas elas serão usadas para primeira dose de quem ainda não foi imunizado e, assim, avançar na campanha de vacinação no Estado. 

Entre elas, estão doses da AstraZeneca, Pfizer e da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, que chegará no início da próxima semana e será a quarta opção de imunização aos gaúchos.

Vacina da Janssen em dose única

O primeiro lote da vacina da Janssen conterá 171.600 doses, com data de vencimento em 27 de junho. De acordo com a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, o Rio Grande do Sul tem condições de usá-las dentro do período, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). “Os municípios que receberem essas vacinas terão que priorizar o uso delas. Pode-se fazer mutirão, drive-thrus ou outras estratégias para conseguir usar as doses em tempo hábil”, afirmou a diretora.

A vacina da Janssen tem o benefício de ser dose única. Ela tem eficácia de 85% para casos graves da doença e está liberada para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação deste imunizante é vetor viral com adenovírus humano recombinante.

Destinação das vacinas

A destinação de 537.350 vacinas foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e municípios, na tarde desta quarta-feira. A articulação incluiu, além da remessa da Janssen, as últimas remessas da Pfizer (146.250 doses recebidas na terça-feira, 8) e da AstraZeneca (219.500 doses que chegaram nesta quarta-feira, 9). 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), elas serão utilizadas para iniciar a vacinação da população geral, contemplando 100% das pessoas com 59 e 58 anos e atender 37% do grupo de trabalhadores das Forças Armadas.

Trabalhadores da Educação

Conforme a Secretaria da Saúde, até o início da noite desta quarta-feira, quase 132 mil trabalhadores da educação já haviam recebido pelo menos a primeira dose de alguma das vacinas disponíveis, o que representa 67% do público estimado.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também