Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

MEC publica cronograma completo do Enem

Foto: Divulgação

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confirmando que as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas e terão as mesmas questões. As provas ocorrerão em dois domingos, nos dias 21 e 28 de novembro. As inscrições começam no dia 30 de junho e seguem até 14 de julho, pelo site. 

Esta edição do Exame terá valor de R$ 85, que poderá ser pago até 17 de julho. Aqueles com direito a não pagar a taxa – como estudantes da última série do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa – tiveram até a sexta-feira passada para pedir a isenção.

Nos dias de realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. Nos dois dias, as provas começam às 13h30min, mas terminam em horários diferentes. No primeiro, o encerramento se dará às 19h; no segundo, às 18h30min.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. O participante responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Medidas sanitárias

Por conta da pandemia, será obrigatório o uso de máscaras, mas não há recomendação quanto ao tipo – é proibida a entrada no local de prova sem o equipamento de proteção. Ele deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua chegada até sua saída. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

Será dispensado o uso por pessoas com transtorno de espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o manejo adequado.

Treineiros

O participante “treineiro” estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 dias após a divulgação dos resultados. O Enem 2021 para adulto submetido a pena privativa de liberdade e adolescente sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (Enem PPL), terá Edital próprio, que será divulgado pelo Inep.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também