Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

STF marca sessão de emergência para discutir suspensão da Copa América

Foto: Divulgação

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu audiência extraordinária para que o Plenário da Corte decida se acontece ou não a Copa Amércia 2021 no país. O torneio está previsto começar no dia 13 de junho no Brasil, após desistência da Argentina e Colômbia.

“Em razão da excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusãoi, considerando que se noticia o início da competição desportiva questionada para o próximo dia 13, solicito ao eminente ministro presidente a instalação de sessão virtual extraordinária para análise, no dia 10 de junho”, afirma a ministra em despacho. 

A ação no STF, protocolada pelo PT, pede para que sejam interrompidos todos os preparativos para que o Brasil sedie a Copa América 2021. O partido quer que o governo federal seja impedido de assinar contratos e protocolos com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) ou com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para viabilizar a realização do campeonato.

De acordo com o partido, a decisão de sediar o torneio, um dos maiores eventos esportivos do continente, vai na contramão dos esforços de parte da sociedade brasileira para a contenção da pandemia de Covid-19 e contraria a norma constitucional de promover a saúde de todos.

Na terça-feira, o ministro Ricardo Lewandowski já havia determinado que o governo federal prestasse informações em relação a realização da Copa América 2021 no Brasil.

“Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, bem como a urgência que o caso requer, solicitem-se prévias informações ao presidente da República no prazo legal”, diz o documento.

Copa América

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na última segunda-feira que o Brasil sediará a realização da Copa América de 2021. A confederação agradeceu ao presidente Bolsonaro por “abrir as portas do país ao que hoje em dia é o evento esportivo mais seguro do mundo”. “A América do Sul brilhará no Brasil com todas suas estrelas”, acrescentou.

Bolsonaro garantiu que haverá Copa América no Brasil, mesmo com o agravamento da pandemia no país, no que depender dele e de seus ministros. A afirmação foi feita durante tradicional conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, na manhã de terça-feira. “Fui instado pela CBF, ontem (31), conversei com todos os ministros interessados e, de nossa parte, positivo”, disse.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também