Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Eduardo Leite, assume homossexualidade em entrevista na TV

Foto: Reprodução / TV Globo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou de sua orientação sexual em entrevista que foi ao ar na madrugada desta sexta-feira, dia 2, no programa Conversa com Bial, da TV Globo.

“Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso.”

Eduardo Leite

Leite disse que não tem “nada a esconder” e que se orgulha de sua sexualidade.

“Agora, como a minha participação nessa política nacional, nesse debate nacional começa a despertar talvez maiores ataques por conta de adversários, alguns vêm com piadas, ilações, como se eu tivesse algo a esconder. Pois bem, que fique claro, não tenho nada a esconder. Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre a minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma não-questão, mas, se é, está aqui claro”, disse.

O governador do RS cumpriu agenda em São Paulo nesta quinta-feira, dia 2. Ele é um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência da República, devendo disputar prévias contra o governador de São Paulo, João Doria Júnior, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e o senador cearense Tasso Jereissati.

Políticos elogiam posicionamento

O posicionamento do governador Eduardo Leite gerou aprovação de partidários e oposicionistas. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), colega de partido, postou no Twitter: “Admiração e respeito ao meu amigo”.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), da bancada de oposição na Assembleia Legislativa do RS, também parabenizou Leite. “Atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação”, escreveu.

G1

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também