Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

RS tem início de semana com temperaturas amenas, chuva leve e aberturas de sol

Crédito: Divulgação

Uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, dia 4, e traz um dia de temperatura muito agradável para outubro. A jornada começa fria em algumas regiões e termina com marcas baixas nos termômetros em todo o Estado.

Por isso, na grande maioria das cidades, as mínimas desta segunda-feira ocorrem à noite. O dia começa com muitas nuvens entre a madrugada e de manhã na Metade Norte, com chance de garoa e chuva leve em diferentes pontos, mas depois o sol aparece. No Oeste e no Sul, o sol vai predominar e aparece desde cedo.

No Vale do Taquari, o dia começa com muitas nuvens e ainda pode chover de forma fraca e irregular nas primeiras horas do dia. Porém, à medida que o ar mais seco e frio ingressa no Estado, o tempo melhora, e ocorrem intervalos com sol, sobretudo à tarde. A temperatura na região varia entre 12° e 18ºC.

Ciclone extratropical com pressão mínima central de 995 hPa, a Leste da província argentina de Buenos Aires, impulsiona uma massa de ar frio para o Sul do Brasil. O ciclone extratropical não representa um risco maior por não ser intenso, estar distante do Sul do Brasil e pela tendência de se afastar do continente neste começo de semana.

A massa de ar frio, entretanto, vai trazer temperatura baixa para outubro. Queda de temperatura será percebida no Sul do país e em parte do Centro-Oeste, mas o resfriamento será maior no Rio Grande do Sul. Esta massa de ar frio vai garantir temperatura agradável e abaixo da média desta época do ano ao longo de quase toda a primeira quinzena de do mês.

MetSul / NIH Univates

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também