Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Teutônia projeta escola de formação de soldados

Imagem 3D da EsFES de Teutônia dá conta de infraestrutura com 5.226m², em área de quatro hectares. (Foto: Divulgação / BM)

O projeto de uma Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) de Teutônia foi apresentado no segundo Almoço Empresarial organizado pela CIC em 2021. O evento ocorreu na quarta-feira, dia 20, e reuniu empresários e lideranças locais. A ideia foi lançada pelo Comitê de Governança de Teutônia, coordenado pela entidade empresarial teutoniense e Administração Municipal, e entregue ao comando da Brigada Militar.

Esse foi um dos assuntos abordados pelo comandante da Brigada Militar de Teutônia – 2ª Cia do 40º Batalhão de Polícia Militar, capitão Fábio Cézar Bilhar, durante a palestra “Segurança pública de Teutônia e a política de enfrentamento ao crime”. “Trata-se de um projeto audacioso, para marcar território. O desafio foi lançado, a semente foi plantada, e temos a certeza de que o projeto da cidade será abraçado pela comunidade. Não é uma iniciativa da Brigada Militar, da Municipalidade ou de alguma entidade, é uma ideia de Teutônia, reconhecida por grandes projetos. A partir de agora o assunto começa a ser debatido, para num segundo momento, com autorização do Comando Regional, levar o tema ao alto comando da Brigada Militar e Governo do Estado”, frisou Bilhar.

As imagens 3D apresentadas dão conta de infraestrutura com 5.226m², em área de quatro hectares, além da possibilidade de aproveitamento de espaço ocioso no município. “Esse anseio das lideranças locais soluciona os problemas de segurança a médio e longo prazo, evita que se instalem problemas que vemos em outras cidades”, explicou o capitão, reforçando que a iniciativa requer aprovação governamental e do alto comando da BM.

Ao fim do evento, lideranças teutonienses se manifestaram favoráveis à EsFES. À ideia apresentada contempla entre 12 e 15 salas de aula, atendendo cerca de 300 alunos; alojamentos masculino e feminino; espaço para atividades físicas; linha de tiro; e refeitório. Entre os benefícios elencados, destaque para a presença de cerca de 300 alunos/ano na cidade; injeção de R$ 1,5 milhão/mês na economia local, considerando, por exemplo, aluguéis e alimentação; a possibilidade de incremento no efetivo da cidade sede de cursos de formação; e a realização de estágios operacionais na cidade.

Projeto da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Teutônia foi entregue pelo comando da BM, representantes da CIC e do Comitê de Governança à vice-prefeita Aline Röhrig Kohl. (Foto: Leandro Augusto Hamester / Divulgação)

Segurança efetiva e sensação de segurança

Bilhar falou de segurança efetiva e sensação de segurança, que caminham juntas, num ciclo virtuoso. “Uma não sobrevive sem a outra. A segurança efetiva é objetiva, com as ações em si, enquanto que a sensação de segurança é subjetiva, feita pela visibilidade. Nos Estados Unidos é conhecida como ‘taxa do medo’, como as pessoas se sentem naquela comunidade”, exemplificou, elencando a presença de policiais nas ruas, o desenvolvimento de ações sociais, o trabalho do PROERD, barreiras de trânsito com o intuito de tirar de circulação armas, drogas e foragidos. Nesse cenário, valorizou o trabalho da imprensa na divulgação das boas ações. “A mídia positiva tem caráter de melhorar a segurança pública. Não é somente o cidadão de bem que lê jornal e se informa pelas redes sociais, e essa divulgação acaba por persuadir a criminalidade.”

Whats-Denúncia

O capitão enalteceu os resultados do serviço de denúncias anônimas pelo WhatsApp. “Está funcionando a pleno, uma das grandes fontes de informação na comunidade. Todo cidadão de bem tem o dever de reportar à Brigada Militar ou Polícia Civil se visualizar algo em contrário à lei. Hoje, recebemos em média dez denúncias por dia.”

Já a partir da próxima semana a Brigada Militar inicia visitas ao comércio e indústrias de Teutônia para apresentação e implantação do projeto de grupos de WhatsApp, com a participação da BM para troca de informações, relatos de atitudes suspeitas e divulgação de ações da corporação.

O contato do Whats-Denúncia da Brigada Militar de Teutônia é o (51) 99802-6428.

Números

Índices criminais de Teutônia em 2021 foram apresentados, considerando os meses de junho a setembro. A maior preocupação está no estelionato e entorpecentes (posse e tráfico). “Temos índices europeus. Se Teutônia fosse um país, tiraríamos o posto de primeiro lugar em segurança, que pertence à Islândia. Isso é fruto do trabalho de inteligência e integração. Ainda assim, o crime de estelionato tem nos preocupado, ocorre prioritariamente de forma virtual, os conhecidos golpes, por isso é necessário trabalhar a conscientização das pessoas”, exemplificou Bilhar.

Sobre posse e tráfico de entorpecentes, enumerou que a lógica dos indicadores é inversa: quanto mais os órgãos de segurança trabalham, mais aparece o indicador desse tipo de crime. “O tráfico de drogas traz crimes de ‘arrasto’ à cidade, como homicídios por disputa de ponto, cobrança de dívidas, roubos das facções para se capitalizarem, pequenos delitos e furtos cometidos pelos usuários.”

Verbas e aporte de recursos

Bilhar comentou sobre as possibilidades de arrecadação, entre elas verbas destinadas pelo Fórum (penas alternativas), Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, repasses do Executivo e Legislativo Municipal e doações da comunidade (Consepro).

Atenção especial ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG). Ele permite que contribuintes destinem até 5% do saldo devedor em ICMS; desses 5%, deve haver destinação de 10% ao Fundo Comunitário Pró-Segurança.

Trabalho reconhecido

Também fez uso da palavra no Almoço Empresarial da CIC Teutônia o tenente coronel João Ailton Iaruchewski, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT). Ele assumiu o cargo no último mês de agosto e parabenizou o trabalho realizado pela 2ª Cia do 40º Batalhão de Polícia Militar.

“Visitamos todos os 37 prefeitos que compõem a nossa região, ouvimos o que cada Executivo tem a propor em termos de segurança pública. A Brigada Militar trabalha sistematicamente com o objetivo de, cada vez mais, melhorar a qualidade de vida das comunidades, o que passa por um trabalho de excelência executado pelos nossos policiais militares”, frisou.

AI
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também