Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Argentinos submetidos a trabalho análogo a escravidão são resgatados em Nova Petrópolis

Foto: Polícia Federal / Divulgação

Quatro trabalhadores argentinos em condição análoga à de escravo foram resgatados na noite de sábado, dia 1º, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Segundo a Polícia Federal (PF) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsáveis pela operação, uma das vítimas é menor de idade.

As pessoas resgatadas trabalhavam no corte de lenha em uma propriedade rural do município. De acordo com a Polícia Federal, eles haviam sido abandonados pelos empregadores e estavam sem recurso para alimentação e estadia.

A PF foi acionada após receber denúncia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que também participou da operação. Um homem, responsável pelas atividades, foi preso em flagrante por submeter trabalhadores à condição análoga à de escravo, crime previsto no Artigo 149 do Código Penal. Conduzido à Polícia Federal em Caxias do Sul (RS), ele foi encaminhado ao Sistema Penitenciário e permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Ao chegarem à propriedade rural, os policiais federais, militares e auditores fiscais do MTE encontraram os trabalhadores acampados na mata em condições insalubres e totalmente desassistidos. Os argentinos estavam sem água potável, sem energia elétrica e sem acesso a banheiros.

Agência Brasil

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também