Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de julho de 2024

Chuva nos próximos dias pode fazer a enchente do Rio Taquari aumentar de proporção

Foto: Juliano Beppler

A Defesa Civil estadual emitiu alerta para municípios de quatro regiões do Estado visando a chuva que está prevista para cair a partir da noite desta segunda-feira, dia 17, e persistindo durante a terça-feira, dia 18. Nos vales do Taquari e do Caí, que já sofrem com uma nova cheia, a previsão e de que os níveis dos rios e arroios se elevem ainda mais, enquanto na Serra e no Litoral Norte, há risco de deslizamentos.

Como a chuva deve persistir também nos dias seguintes, a previsão da Sala de Situação da Defesa Civil do RS é de que o Rio Taquari possa alcançar a cota de 28 metros nos próximos dias, o que colocaria essa enchente em patamares semelhantes daquela vivida na região em novembro de 2023, e que foi a terceira maior da história.

Diante da previsão de mais chuvas e elevação de rios no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite determinou, na tarde desta segunda-feira, dia 17, o deslocamento de frota e equipes de resgate para atender, em caso de emergência, as regiões onde há maiores riscos de transtornos.

Quatro aeronaves, embarcações e agentes militares estão sendo mobilizados para atuar em operações de resgate. Na frota aérea, três veículos são do Rio Grande do Sul e um, do Estado de São Paulo. O governo gaúcho também buscará o apoio das Forças Armadas para colocar mais veículos a postos.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também