Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de julho de 2024

Rio Taquari pode chegar até a cota 25 metros em Estrela/Lajeado, segundo autoridades

Foto: Juliano Beppler

Em nove meses o Rio Taquari está vivenciando a sua sexta enchente. O grande volume de chuva que caiu no final de semana, sobretudo nas cabeceiras, fez com que as águas voltassem a subir, trazendo novamente transtornos aos municípios por onde ele passa.

A previsão mais recente aponta que o Taquari possa atingir cota de inundação entre 24 e 25 metros em Estrela/Lajeado. A informação é de Franco Buffon, superintendente de hidrologia da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

No final de semana a estimativa era de que o acumulado de chuva ficasse em torno de 80mm de chuva na bacia do Rio Taquari, porém chegou a ser registrado 120m em alguns pontos, o que acaba dificultando uma definição mais concreta de quanto poderá chegar a cota máxima.

Importante que que as famílias que moram em áreas de risco sigam acompanhando, e seguindo as orientações dos municípios, e esses dados apresentados pelas autoridades, visando a prevenção.

Ainda de acordo com Franco, com a chuva que ainda está prevista para os próximos dias, é possível que o nível do Taquari suba ainda mais.

 

Grupo Independente
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também