Giro do Vale / Educação Financeira

Planejamento Financeiro, o melhor caminho para manter as contas em dia

Valorizar o seu dinheiro é o primeiro passo para colocar as suas contas e suas metas no caminho certo. Dar a atenção que o assunto dinheiro merece é fundamental para ter as contas em dia. O dinheiro é o resultado financeiro do seu esforço diário de trabalho ele é importantíssimo, pois quando trabalhamos empregamos o nosso tempo em troca de recursos financeiros e o nosso tempo é algo valioso, por isso devemos utilizar o dinheiro com consciência, com equilíbrio. Utilizando o dinheiro com o devido equilíbrio que o assunto merece você terá a tranquilidade financeira que busca e alcançará os seus objetivos de vida com mais facilidade.

O planejamento financeiro é a base para poder tomar boas decisões sobre assuntos como, consumo, poupança, investimentos, entre outras decisões financeiras. O planejamento permite controlar os recursos financeiros e saber quando é o momento ideal para gastar e para poupar.

Compartilho aqui cinco dicas que vão ajudar você caro leitor a fazer o seu planejamento financeiro pessoal com facilidade, pois são dicas simples, mas que fazem uma diferença enorme na gestão do dinheiro.

1ª Dica: Levantamento da real situação financeira no momento atual: Você vai precisar fazer um levantamento bem realista de como estão as suas finanças hoje, analisar se está endividado, gastando demais de forma descontrolada, sem saber onde está indo o seu dinheiro. O levantamento da situação atual é importantíssimo para poder tomar decisões mais assertivas a partir desse momento.

2ª Dica: Passe anotar todas as suas despesas diárias e totalize essas despesas no final de cada mês: Quando você adquirir o hábito de anotar as despesas diárias e fazer a soma dos gastos no final do mês, você vai passar a enxergar onde o dinheiro está sendo gasto e a partir daí poder fazer o direcionamento mais adequado do seu dinheiro. Faça uma planilha mensal e anote todos os gastos.

3ª Dica: Estruture as suas finanças de forma a nunca gastar mais do que ganha: Essa atitude é imprescindível para ter uma saúde financeira equilibrada e o seu planejamento dar certo. Não se deve de forma alguma gastar mais do que ganha, pois quando você gastar mais do que ganha estará causando um desequilíbrio imediato nos seus recursos financeiros e isso poderá lhe custar caro.

4ª Dica: Faça um plano de investimentos: Fazer um plano de investimentos nada mais é do que de forma bem simples criar uma meta, um objetivo financeiro (Quanto você quer acumular) e facionar esse objetivo em meses de modo que possa saber quanto deverá poupar para chegar no seu objetivo. O ideal é que você destine no mínimo 10% de sua renda mensal todos os meses para seu plano de investimentos.

5ª Dica: Tenha consciência da importância da educação financeira: A educação financeira oferece conceitos que vão mudar a sua relação com o dinheiro, tornando ela muito mais saudável, muito mais amigável. Com ela, você passa a valorizar a gestão dos seus recursos e comprar e investir de forma consciente e equilibrada. Quando você alcançar um bom nível de entendimento sobre educação financeira, certamente você irá conseguir manter suas contas em dia com mais facilidade e com menos sacrifício.

Espero que muitos possam seguir essas dicas sobre planejamento financeiro, tornando-as úteis para o seu dia a dia e assim melhorar cada vez a sua relação com o dinheiro, tendo uma saúde financeira boa e conquistando seus objetivos.

Ainda tem dívidas e entende que eu posso te auxiliar, pode me chamar no e-mail marcio_costa@sicredi.com.br

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Neste período, apenas a cidade de Novo Tiradentes não registrou mortes por conta da doença

O suspeito tem 29 anos e estava com mandado de prisão preventiva expedido

Temperaturas ficam agradáveis ao longo de todo o dia

Produtos estavam armazenados de forma irregular e fora da temperatura adequada, com prazos de validade vencidos ou sem prazos de validade, sem identificação e procedência, além de higiene precária