Giro do Vale / Educação Financeira

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Ouço muito as pessoas falar: “Eu ganho muito pouco, não consigo economizar dinheiro”.

Esta é uma realidade que vivemos no Brasil, onde a média de ganho mensal é inferior à média salarial, especialmente de países desenvolvidos. Então, sabendo disso, o que eu posso fazer é organizar as minhas finanças dentro da realidade financeira que eu tenho, para assim no médio ou longo prazo começar a mudar a minha realidade através da acumulação de recursos em uma
poupança e poder fazer algumas mudanças que julgo ser relevantes e irão impactar positivamente gerando um benefício financeiro melhor. Isso pode ser cursar uma faculdade ou fazer um curso técnico em determinada área, ou até abrir um negócio próprio em uma área que eu tenha habilidade e administrá-lo bem obtendo mais dinheiro no final do mês.

Para adquirir o hábito de guardar dinheiro todos os meses e iniciar um processo de mudança o qual irá trazer condições mais favoráveis já num futuro próximo, serão necessárias algumas atitudes as quais o levarão a conseguir esse objetivo e aqui vão cinco dicas importantes que seguidas com bastante atenção e disciplina irão ajudá-lo a guardar dinheiro todos os meses.

A primeira dica é: Destine um valor para reserva financeira antes de tudo.
Isso mesmo, recebeu seu salário, sua aposentadoria ou qualquer outra renda, de imediato separe no mínimo 10% desse valor e guarde em uma poupança, retire-o do seu alcance. Feito isso comece a pagar as despesas com o restante da renda que sobrou. Enquadre as suas despesas dentro desse orçamento. Parece difícil no início, mas quando começar a fazer, vai gostar e ver que é
possível se organizar e passar o mês com o restante da renda que sobrou, tendo já destinado parte para reserva financeira. Não fique esperando sobrar, porque possivelmente não vai sobrar, sempre aparece algo que se imagina estar precisando comprar e leva o seu dinheiro para outra finalidade.

A segunda dica é: Reveja todas as suas despesas mensais. Fazer uma verdadeira varredura nas despesas mensais é fundamental para reduzir os gastos e assim otimizar mais os recursos disponíveis. Elabore uma lista com todas as despesas pagas durante o mês para poder enxergar onde está indo o seu dinheiro e poder cortar as despesas desnecessárias. Não tenha dúvidas, corte as despesas não necessárias, dinheiro depois de gasto não volta mais.

A terceira dica é: Criar metas para seus projetos para motivar-se a economizar – Criar metas pessoais é uma excelente maneira de melhor organizar suas finanças. Procure imaginar como você gostaria de estar daqui a um ano, ou dois anos, quais projetos quer implementar nesse período. Lembre-se, é importante criar metas realistas e possíveis de serem alcançadas com um “sacrifício” financeiro justo. Quando você visualiza onde quer estar no futuro, fica mais fácil e mais leve a caminhada financeira.

A quarta dica é: Disciplina – Aprenda a dizer não para economizar dinheiro. Disciplina é fundamental para uma boa saúde financeira. Na prática, isso Classificação da informação: Uso Interno significa eliminar os gastos feitos no impulso e aprender a dizer não para você mesmo ou para seus familiares sempre que quiser comprar algo que está fora do seu orçamento. Disciplina financeira é: Aquilo que está fora do meu orçamento, ou não planejado não será gasto dinheiro para adquirir.

A quinta dica é: Gaste menos do que você ganha – Sim, gastar menos do que ganha é essencial para uma vida financeira equilibrada. Não tem como obter uma saúde financeira boa gastando mais do que se ganha. Isso pode parecer mais fácil de ser dito do que ser feito, mas essa é a regra básica da educação financeira. Para poder ter uma vida financeira saudável e com dinheiro guardado, você vai ter que gastar menos do que ganha, não tem outra forma.

Quando decido economizar dinheiro, eu proporciono a mim uma série de benefícios e com isso mais facilmente alcanço objetivos maiores que irão de fato trazer realizações importantes na minha vida como, cursar uma faculdade, fazer uma pós-graduação, ou uma viagem para um lugar que sempre sonhei, comprar ou trocar de casa, ou de carro pois são conquistas que nos realizam e melhoram a qualidade de vida de todos nós.

Tenho absoluta certeza de que você terá uma vida financeira equilibrada seguindo essas cinco dicas no seu dia a dia. A minha pretensão é que todos nossos leitores consigam alcançar seus objetivos de vida e seus sonhos e tenham uma excelente qualidade de vida. Ficou com dúvidas ou precisa de mais orientações. Pode me contatar. e-mail: marcio_costa@sicredi.com.br

Comentários

  1. Otomar Klunck filho disse:

    Este é fera

  2. Ivete Teresinha Ledur disse:

    Vou tentar seguir tuas dicas maravilhosas….não são difíceis, por isso acredito que vou conseguir….vou me esforçar !!!..abraco!

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Neste período, apenas a cidade de Novo Tiradentes não registrou mortes por conta da doença

O suspeito tem 29 anos e estava com mandado de prisão preventiva expedido

Temperaturas ficam agradáveis ao longo de todo o dia

Produtos estavam armazenados de forma irregular e fora da temperatura adequada, com prazos de validade vencidos ou sem prazos de validade, sem identificação e procedência, além de higiene precária