Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Menino cria “barraca da solidariedade” para ajudar vítimas da enchente

Iniciativa do pequeno Enzo mobilizou várias pessoas que entraram na corrente de solidariedade. (Foto: Divulgação)

O pequeno Enzo Romitti, de 8 anos, ficou muito impressionado quando viu imagens da enchente que atingiu as cidades às margens do Rio Taquari na última semana. Não é pra menos, essa foi a maior cheia nos últimos 64 anos, e a quarta maior já registrada na história.

No celular dos pais, ele viu fotos e vídeos dos estragos causados pelas águas, e se comoveu com as famílias que foram atingidas, muitas dessas, perdendo tudo o que haviam construído durante uma vida. Então, ele resolveu agir e ajudar de alguma forma.

Enzo foi falar com os pais Fernanda Romitti, 37 anos, e Márcio Romitti, 39 anos. Num primeiro momento ele queria montar uma barraquinha para vender sanduíche e chocolate quente, e com o dinheiro que arrecadasse, acharia uma forma de ajudar os atingidos. “Falei com minha mãe e ela achou que seria muito difícil a gente vender lanches”, conta o garoto. Então conversando com os pais ele decidiu montar a “barraca da solidariedade” e receber donativos. “Tudo partiu dele, da vontade de ajudar as pessoas de alguma forma. Até mesmo os detalhes no bilhetinho do mimo que ele dava para as pessoas que vinham entregar as doações, foram pensados pelo Enzo”, conta a mãe.

O garoto fez um vídeo e publicou nas redes sociais anunciando que na sexta-feira, dia 10, estaria recebendo donativos em sua barraquinha. No horário anunciado ele estava lá, com uma bonita barraca decorada, que chamava a atenção de quem passava pela Rua Osvaldo Aranha.

Márcio Romitti e o filho Enzo durante a arrecadação na barraca da solidariedade. (Foto: Divulgação)

Mais de 40 famílias fizeram doações, e cada pessoa que doava, recebia um mimo que o Enzo preparou com muito carinho: um pacotinho com biscoitos e uma mensagem de agradecimento. No bilhete ele fez questão de ressaltar que esta era a primeira edição, pois se for preciso ele monta a barraca de novo, e chama o povo a participar outra vez.

Donativos foram entregues para a ONG Esperançar, que distribuirá para famílias que foram atingidas pela enchente. (Foto: Divulgação)

Doações

Foi arrecadado um grande volume de roupas e cobertas. As pessoas também levaram alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, e alguns utensílios domésticos.

A família selecionou todo o material e na noite do sábado, dia 11, entregou tudo para Neusa Meyer, integrante da ONG Esperançar, que irá repassar o material para famílias que foram atingidas pela enchente.

Compartilhe:

Comentários

  • Egon
    12 julho, 2020

    Parabéns garoto, é um gesto que vale muito na situação que muitos dos nossos irmãos estão passando. Parabéns para seus pais também que incentivar.

  • Dauni
    12 julho, 2020

    não importa a idade ,credo , cor ,classe social,mas uma palavra define o ser humano ,atitude ,esse menino e sua família merece o respeito e os parabens assim como as pessoas que fazem doações nessa época de difíceis situações econômicas e catástrofes ,seja como for a ajuda em materiais,alimentos ,serviços ou ajuda logística ,tudo e bem vindo para ajudar o próximo e os animaizinhos que também precisam de cuidados .

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também