Giro do Vale / Saúde

Governo gaúcho estuda a possibilidade de adquirir a vacina russa Sputnik V

Imunizante somente será adquirido após ser aprovado pela Anvisa

Foto: Divulgação

O impasse na aquisição de matéria-prima para produção de vacina contra o novo coronavírus pelo governo federal gera preocupação no Palácio Piratini. Com os atrasos no recebimento dos imunizantes tanto do exterior quanto dos produzidos no Brasil, o governo do Estado avalia outras alternativas no mercado como a vacina russa Sputnik V. O governador Eduardo Leite afirmou hoje, em Porto Alegre, que o assunto já é discutido na Secretaria Estadual da Saúde (SES) 

O chefe do Executivo ressaltou, no entanto, que o imunizante russo somente será adquirido após ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Sobre a questão da vacina, a gente tem acompanhado com preocupação os atrasos no recebimento das vacinas adquiridas no exterior ou aquelas que devem ser fabricadas no território nacional e dependem do IFA (matéria-prima para produção da vacina) que deve vir da China. E portanto a gente começa, sim, as tratativas. Hoje mesmo a Secretaria da Saúde deve estar fazendo reunião com a farmacêutica que deve vir a fabricar no Brasil a vacina russa Sputnik V”, destacou. 

Leia também

Conforme Leite, o Estado deu início às negociações para poder contar com outras opções. “As frustrações observadas recentemente geram inclusive dúvida sobre o que virá lá na frente. Então, a gente já começa essas tratativas para ter outros caminhos, se for o caso. Espero que não seja, a gente continua confiando no Ministério da Saúde. Mas a gente continua buscando outros caminhos também se for o caso do Estado fazer aquisições diretamente”, afirmou. “(Precisamos) ter outros caminhos se houver uma frustração no envio de vacinas por parte do governo federal”, completou.

O governador ressaltou que ainda confia que as 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca, fabricada na Índia, devem ser enviadas ao Brasil. “Mas a gente precisa de um volume maior, com segurança. Então a gente vai buscar outros caminhos e o que for necessário para que se garanta a imunização da população gaúcha”, afirmou.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição