Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Massa polar traz frio para o RS na manhã deste sábado

Intensa massa de ar polar se desloca pela Argentina e a borda desse sistema propiciará a chegada de ar mais seco ao Rio Grande do Sul. No amanhecer, a temperatura entra em queda com mínimas inferiores a 10°C, sobretudo em municípios da Metade Sul e Oeste.

Cidades do Norte e Nordeste terão aumento de nuvens à tarde com risco de pancadas isoladas de chuva. A temperatura sobe gradativamente, gerando sensação térmica agradável ao longo do dia. No domingo, o tempo não muda muito, o sol predomina em grande parte das áreas com maior risco de instabilidade no Norte.

As mínimas atingem 9°C em Santana do Livramento e 11°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem atingir 30°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 29°C.

O número de dias com restrição de visibilidade cresce sempre no outono. Águas mais quentes que a média atualmente na Lagoa dos Patos e no Atlântico junto à costa gaúcha devem contribuir ainda mais para a incidência de nevoeiro. Trabalho da Meteorologia da Aeronáutica mostra que entre os anos de 1998 e 2006 no Salgado Filho foram registrados 12 dias com o fenômeno em março, 33 em abril, 56 em maio e 63 em junho, que é o mês com maior incidência média de nevoeiro no aeroporto da Capital.

No mesmo período (1998 a 2006) foram contabilizadas no Salgado Filho 33 horas em que se constatou nevoeiro em março, 83 em abril, 212 em maio e 285 em junho. A cerração é mais localizada no início do outono e com o avançar da estação os eventos tendem a ser mais generalizados.

 

Correio do Povo.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também