Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Registrada nova erupção do Vulcão Calbuco no sul do Chile

Foto: Carlos Vera / AFP

Foto: Carlos Vera / AFP

O vulcão Calbuco, localizado no sul do Chile, voltou a entrar em atividade nesta quinta-feira, uma semana depois de ter registrado inesperadas e potentes erupções. Área ao redor dele se encontra em alerta vermelho.

“Tal como se projetou, chegou o terceiro episódio de erupção no Vulcão Calbuco. Alerta Vermelho”, indicou o Serviço Nacional de Geologia e Mineralogia do Chile, em seu Twitter.

Mais de 6 mil pessoas foram evacuadas de localidades como Puerto Montt e Puerto Varas, depois das primeiras erupções. As cinzas expelidas pelo vulcão, que atingiram a Argentina, o Uruguai e o sul do Brasil, alcaçaram 210 milhões de metros cúbicos. As autoridades mantêm o alerta vermelho na área mantendo um isolamento de 20 quilômetros. Também foi iniciada a retirada preventiva das pessoas que vivem em áreas ao redor do vulcão.

As duas primeiras erupções do Calbuco, que estava fora de atividade há mais de meio século, forçaram a retirada de mais de 5 mil pessoas. A primeira erupção do vulcão ocorreu a 22 de abril.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também