Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Tempo melhora no RS com volta do sol nesta terça-feira

O ingresso de ar mais seco melhora o tempo em quase todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, com o retorno do sol para as cidades que tiveram chuva neste começo de semana. Cidades do Norte e do Nordeste do Estado ainda devem ter mais nuvens e chance de chuva ou garoa isolada e passageira, especialmente no começo do dia, mas na maioria o tempo melhora.

A instabilidade é mais provável e persistente em locais perto da divisa com Santa Catarina. A temperatura vai estar amena no Rio Grande do Sul e as mínimas vão ocorrer à noite, quando esfria mais.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes e os 12ºC em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 25°C.

Área de baixa pressão foi responsável por trazer forte instabilidade para o Sul do Brasil. No RS, choveu muito em diversas cidades do Centro pro Norte do Estado com acumulados de 50 mm a 100 mm. Os maiores volumes se deram no Alto Jacuí, Missões e Planalto Médio. No Norte da área metropolitana (Campo Bom) choveu mais de 50 mm, mas na Capital os acumulados ficaram em 20 mm.

Em Santa Catarina, o mau tempo trouxe um desastre. Tornado atravessou parte da área urbana de Xanxerê com danos estruturais graves. Os estragos são típicos do fenômeno, severos e em faixa delimitada do terreno, condizentes com um tornado no limite superior da categoria F1 na escala Fujita (vento de 150 a 180 km/h).

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também