Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Grêmio empata com Ponte Preta na estreia do Brasileirão

Foto: Ricardo Duarte  / Agência RBS

Foto: Ricardo Duarte / Agência RBS

O Grêmio empatou com a Ponte Preta em 3 a 3 na Arena, neste domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro. Mamute marcou os dois primeiros gols da partida, mas a equipe de Campinas empatou em dois minutos. Matías Rodríguez saiu do banco e recolocou o Tricolor na frente do placar, no entanto, aos 49, Diego Oliveira deixou tudo igual. Com o resultado, os comandados de Felipão começam o nacional com um ponto.

O Grêmio volta a campo pelo Brasileiro no próximo sábado, às 18h30min, no estádio Couto Pereira contra o Coritiba, que perdeu na estreia para a Chapecoense por 2 a 1, em Santa Catarina. Antes, porém, o Tricolor pega o Clube de Regatas Brasil, o CRB, em Alagoas, pela Copa do Brasil. A partida está marcada para quarta-feira, às 19h30min, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

O Jogo

Logo aos cinco minutos, Galhardo cobrou falta da direita de ataque, Geromel se antecipou aos marcadores e cabeceou para o fundo das redes, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento do zagueiro. Com o passar do tempo, o Grêmio começou a dominar as ações ofensivas e a rondar a área da Ponte Preta, porém sem conseguir finalizar ou criar oportunidades claras de gols. Até os 15 minutos, o Tricolor tinha 68% da posse de bola, mas sem levar perigo a Marcelo Lomba.

Já o time visitante, se postava defensivamente para contra-atacar em velocidade. Porém, a equipe de Felipão conseguia conter as poucas vezes que a equipe de Campinas tentava se aproximar da área de Marcelo Grohe. Aos 24 minutos, Luan cobrou falta da direita de ataque, quase na lateral, próximo à linha de fundo, Mamute saltou e desviou de cabeça. A bola bateu na parte interna do poste direito da meta de Lomba e foi morrer no fundo das redes. Grêmio 1 a 0.

Com Giuliano aparecendo pouco, a armação das jogadas ofensivas do Grêmio ficaram a cargo dos jovens Lincoln, Luan e do lateral Galhardo. Entretanto, mesmo na frente do placar, a equipe tricolor seguia com dificuldade de criar chances de gols. Até o apito final de Heber Roberto Lopes, as duas equipes seguiram tentando o ataque, mas não conseguiram superar as defesas adversárias.

Na segunda etapa, a Ponte Preta voltou com maior domínio da posse de bola e o Grêmio esperando para contra-atacar. Aos oito minutos, Luan roubou a bola no meio de campo, avançou e lançou Mamute. O atacante invadiu a área, tirou Lomba da jogada com um corte para a esquerda e chutou para o fundo das redes. Grêmio 2 a 0 Ponte Preta.

Aos 13, Galhardo fez jogada individual pela direita, se livrou da marcação e bateu forte. Lomba saltou para espalmar pela linha de fundo. Quatro minutos depois, a Ponte Preta iniciou a reação. Renato Cajá arriscou de fora da área e acertou um belo chute no ângulo direito de Grohe. Aos 19, o lateral Rodnei bateu cruzado de fora da área, Rildo se antecipou a Geromel e, de bico de chuteira, empurrou para o fundo das redes. Grêmio 2 a 2 Ponte Preta.

O time de Campinas seguiu insistindo e Renato Cajá quase marcou o segundo dele na partida aos 26 minutos. O jogador cobrou falta, mas Grohe saltou e fez a defesa. Três minutos depois, Giuliano, marcado por três adversários na entrada da área, deu um passe de calcanhar e Mamute bateu forte e rasteiro, mas a bola saiu desviada à esquerda de Lomba.

A pequena pressão surtiu efeito e Matías, que havia entrado na vaga de Galhardo, recolocou o Tricolor na frente do placar. Douglas cobrou falta da esquerda, Walace colocou a bola na área e o lateral argentino chutou duas vezes para vencer Marcelo Lomba. Grêmio 3 a 2 Ponte Preta.

Aos 43 minutos, Everton quase ampliou. Após excelente jogada, Douglas lançou Everton, que chutou de primeira, mas a bola foi para fora, à esquerda de Lomba. Dois minutos depois, Douglas cobrou escanteio direto e a bola raspou o poste superior da Ponte Preta. Aos 49 minutos, Renato Cajá arriscou de fora da área, Marcelo Grohe defendeu e, no rebote, Diego Oliveira chutou para deixar tudo igual.

Com o empate, parte dos 13 mil que acompanharam a estreia do Tricolor vaiaram a equipe e o resultado em 3 a 3.

Brasileirão – 1ª Rodada

Grêmio 3
Marcelo Grohe; Galhardo (Matías), Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Lincoln (Everton) e Luan; Yuri Mamute. Técnico: Felipão

Ponte Preta 3
Marcelo Lomba, Rodnei, Tiago Alves, Pablo, Gilson, Fernando Bob, Josimar (Juninho), Paulinho (Diego Oliveira), Renato Cajá, Rildo e Biro Biro. Técnico: Guto Ferreira

Gols: Mamute (24min/1ºT e 8min/2ºT) e Matías (32min/2ºT); Renato Cajá (17min/2ºT), Rildo (19min/2ºT) e Diego Oliveira (49min/2ºT)

Cartões amarelos: Renato Cajá, Josimar, Tiago Alves, Biro Biro e Rildo (Ponte Preta) e Mamute, Walace e Galhardo (Grêmio)
Cartões Vermelhos: Tiago Alves (Ponte Preta)

Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/SC)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa/SC) e Carlos Berkenbrock (SC)

Local: Arena do Grêmio
Público: 13.164
Renda: R$ 378.586,00

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também