Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 22 de junho de 2024

Com gol de Maicon, Grêmio vence Palmeiras e encosta no G4

Foto: André Ávila / Divulgação

Foto: André Ávila / Divulgação

Em um jogo de poucas situações de gol, o Grêmio bateu o Palmeiras por 1 a 0 graças a um golaço de Maicon na noite deste sábado na Arena em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão. Com a vitória, Tricolor vai a 14 pontos e encosta no G4 – mesma pontuação do quarto, o Atlético-MG, mas perde no saldo de gols.

O Grêmio volta a campo no próximo sábado, às 16h, quando enfrenta o Avaí na Ressacada. Para o jogo em Florianópolis, Roger não contará com Galhardo e Marcelo Oliveira, suspensos. O Palmeiras tem no domingo, dia 28, o clássico contra o São Paulo no Allianz Parque.

O jogo

A partida iniciou com o Grêmio dando pinta de que repetiria a estratégia da vitória sobre o Corinthians, de pressionar nos primeiros minutos. Logo no primeiro lance, a jogada rápida começou na direita, passou por Douglas e chegou a Marcelo Oliveira, que bateu cruzado, mas não acertou o gol. No entanto, na sequência, o Palmeiras mostrou que não estava disposto a aceitar a pressão gremista.

Posicionado no mesmo esquema do Grêmio, o 4-2-3-1, o Palmeiras usava estratégia parecida. Os dois times procuraram forçar a marcação na saída de bola e forçar o erro do adversário. Assim, a partida teve grande intensidade no primeiro tempo, mas poucas chances de gols.

Em um jogo de raras oportunidades, os goleiros Tiago e Fernando Prass praticamente não trabalharam na primeira etapa. Prass apareceu em saídas da área para impedir lances longos do Grêmio, que tentava assim superar a defesa palmeirense, que marcava muito adiantado.

O primeiro tempo terminou sem gols, mas com prejuízos para o Grêmio. Os laterais Galhardo e Marcelo Oliveira, que estavam pendurados, levaram cartões amarelos e vão desfalcar o time de Roger Machado no jogo contra o Avaí no próximo sábado.

Golaço

O Grêmio voltou sem mudanças para a etapa final. No Palmeiras, Marcelo Oliveira sacou o volante Gabriel, que tinha amarelo, e mandou Amaral a campo.

O segundo tempo começou como o primeiro com os dois times duelando na tentativa de dominar a partida. No primeiro minuto, o Grêmio fez boa chegada pela direita em cruzamento de Galhardo que encontrou Giuliano. O meia gremista tentou a finalização em duas oportunidades, mas foi travado por Victor Ramos.

Na sequência, o Palmeiras teve seu melhor momento na partida e obrigou Tiago a fazer duas boas defesas. Na primeira, aos 4, Dudu cruzou da esquerda, Alecsandro cabeceou e o goleiro gremista foi no chão para fazer uma difícil defesa. Em seguida, após cobrança de escanteio, Vitor Hugo subiu sozinho e cabeceou para nova defesa de Tiago.

Quando parecia que o Palmeiras ia ter o controle do jogo, as individualidades gremistas apareceram. Aos 9, Luan deu um passe de calcanhar para Maicon, que finalizou de esquerda sem chances para Prass e fez um golaço para botar o Grêmio em vantagem, 1 a 0.

Logo após o gol gremista, Marcelo Oliveira fez a segunda mexida no Palmeiras. Zé Roberto entrou no lugar de Robinho. Roger Machado respondeu em seguida e mandou Yuri Mamute na vaga de Pedro Rocha.

Em busca do empate, o Palmeiras passou a se expor mais e deu o contra-ataque para o Grêmio. No entanto, Luan e Mamute não conseguiam aproveitar os espaços deixados pelo time paulista. Para tornar o time ainda mais ofensivo, Marcelo Oliveira fez a terceira mudança aos 30 minutos, o meia Cleiton Xavier entrou no lugar do volante Arouca.

Com um volante a menos, o Palmeiras deu mais espaço ainda para o Grêmio. No entanto, as chances seguiam sendo desperdiçadas por excesso de preciosismo do ataque gremista. A 10 minutos do fim, Roger fechou mais o time com Edinho no lugar de Douglas. Logo depois, Braian Rodríguez entrou no lugar de Giuliano.

O Palmeiras tentou exercer uma pressão nos últimos minutos, mas o Grêmio se defendeu bem. Quem trabalhou foi Fernando Prass, que aos 47 fez boa defesa em chute de Maicon e impediu o segundo tento gremista. Fim de partida: Grêmio 1 x 0 Palmeiras.

Brasileirão 2015 – 8ª rodada

Grêmio
Tiago; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace e Maicon; Douglas (Edinho), Giuliano (Braian Rodríguez) e Luan; Pedro Rocha (Yuri Mamute). Técnico: Roger Machado.

Palmeiras

Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, (Amaral) Arouca (Cleiton Xavier), Robinho (Zé Roberto), Dudu e Rafael Marques; Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira

Gols: Maicon (9min/2ºT)
Cartões amarelos: Galhardo, Marcelo Oliveira, Maicon, Walace (GRE); Gabriel , Robinho, ALecsandro (PAL)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também