Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 18 de junho de 2024

Prefeito cobra da Corsan solução para problema no abastecimento de água em Bom Retiro do Sul

Wermann recebeu comitiva da Corsan para buscar solução para problemas no abastecimento de água. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Wermann recebeu comitiva da Corsan para buscar solução para problemas no abastecimento de água. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Na tarde desta terça-feira, dia 23, o prefeito de Bom Retiro do Sul Pedro Aelton Wermann recebeu em seu gabinete uma comitiva da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No encontro o chefe do Executivo solicitou solução imediata para os problemas de falta de abastecimento que tem ocorrido recentemente no município.

O encontro contou com a presença do superintendente da regional da Corsan Felipe Agostinho Caimi, da chefe da unidade Silvani Scheid, do chefe do Departamento de Operação e Manutenção Eduardo Alves de Souza Moreira e do coordenador operacional Cristian Rosa de Freitas e do presidente da Câmara de Vereadores do município Nilson Lang.

O superintendente expôs que a Companhia está colocando a situação de Bom Retiro do Sul como uma das prioridades em virtude das ocorrências dos últimos dias. Caimi ressaltou que ocorreu algo atípico no município, onde duas bombas de captação queimaram, em seguida foi colocada outra bomba que também acabou apresentando problema, e uma quarta está em funcionamento no momento, mas fora da câmara de captação.

A Corsan depende de que o nível do Rio Taquari baixe, para que possam ser retiradas as bombas que estão queimadas, e encaminhadas para o concerto. Nesta quarta-feira, dia 24, deve chegar ao município outra bomba para ficar de reserva junto a captação.

Wermann pediu que seja dado prioridade para esta situação do município. “A falta de água em situações pontuais até é compreensível, mas quanto torna-se rotina a população cobra de maneira mais enérgica, e com razão”, destacou o prefeito.

Reservatório

Outro ponto debatido no encontro foi a construção do novo reservatório no bairro São João. Um dos problemas da parte mais alta da cidade é a falta de reserva de água. Atualmente existe um reservatório de 150 mil litros no bairro São João. No último ano o município assinou um novo convênio com a Corsan e também um termo de compromisso da Companhia para a construção de um novo reservatório de 500 mil litros neste bairro.

O prefeito sugeriu que o superintendente marque uma audiência com o presidente da Corsan para os próximos dias para que todas essas demandas da cidade sejam atendidas, principalmente as que requerem mais urgência.

Bombas novas

Existem duas bombas novas que foram compradas no final de 2013 para a unidade de Bom Retiro do Sul. Para a instalação dos equipamentos seria necessário fazer algumas adequações junto a câmara de captação de água junto rio, para que elas possam ser colocadas em funcionamento.

Sem energia

No domingo, dia 21, a fala de água voltou a atingir praticamente toda a cidade. Um problema na parte elétrica de uma empresa do município fez com que a parte baixa da cidade ficasse sem energia elétrica, e por consequência a Corsan não pode operar seu sistema de tratamento e distribuição de água.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também