Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 18 de junho de 2024

Ar polar deixa sábado gelado no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul tem forte incursão de ar frio de origem polar neste sábado. O sol predomina ao longo do dia, mas algumas regiões ainda devem ter nuvens, especialmente as Metades Norte e Leste. Na madrugada e começo da manhã não se afasta instabilidade fraca ainda no Nordeste gaúcho e na Serra. A temperatura despenca.

Faz frio o dia inteiro, até durante a tarde, mesmo com a presença do sol. Em muitas cidades as mínimas ocorrem à noite, quando o frio se intensifica muito. Se espera vento, por vezes forte na Metade Leste, aumentando a sensação de baixo conforto térmico.

As mínimas rondam os -2°C em São José dos Ausentes e -1°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, não devem passar de 16°C em Torres. Na região, os termômetros variam entre 6°C e 15°C.

A primeira forte incursão de ar polar do mês de julho traz temperatura baixa para o Rio Grande do Sul durante todo o fim de semana. Na noite de sexta, o ar frio associado a centro de alta pressão de 1028 hPa no Norte da Argentina, já derrubava a temperatura em parte do interior. Às 19h fazia 10ºC em Uruguaiana e Livramento, mas com sensação menor devido ao efeito do vento.

O vento vai ser fator para aumentar a percepção do frio, sobretudo na Metade Leste, onde as rajadas podem ser fortes. De manhã, a temperatura estará negativa em altitude de 1,5 mil metros sobre os Aparados e haverá a transição de ar úmido para ar seco. Na transição, haverá mínima margem para que se produza alguma precipitação de tipo invernal como chuva congelada.

Frio também no domingo

A madrugada deste domingo será gélida no Rio Grande do Sul com marcas abaixo de 5ºC em quase todas as cidades e perto de 0ºC ou negativas em várias regiões, sobretudo na Campanha e Aparados. A maioria dos municípios deve ter geada.

 

Correio do Povo

 

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também