Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 22 de junho de 2024

Quinta começa ensolarada, mas chuva volta ao RS à noite

tempo bomA quinta-feira começa ensolarada e com céu azul na maior parte do Estado, mas haverá formação de nevoeiro em diversos pontos mais uma vez na madrugada e ao amanhecer. No decorrer do dia a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva da tarde pra noite em pontos do Oeste, Centro e Norte do Estado.

A instabilidade será maior à noite, quando não se afasta até chuva forte isolada com granizo localizado e raios na Metade Norte. O começo do dia é ainda frio, mas menos que a quarta-feira.

As mínimas rondam os 2°C em São José dos Ausentes e os 3°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 21°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 9°C e 21°C.

Por conta da sequência de dias de chuva, o Lago Guaíba enfrenta a sua maior cheia em 31 anos. O nível medido no Cais Mauá chegou 2,53 metros na quarta, batendo os 2,52 metros de 2002 como a maior cheia desde junho de 1984, quando o nível na régua do porto alcançou 2,60 metros.

O número histórico não ocorre à toa. A chuva nos primeiros 20 dias deste mês variou entre 300 e 500 mm nas bacias dos rios cujas águas desembocam no Guaíba (Taquari, Sinos, Jacuí, Caí e Gravataí). E a MetSul alerta que esta cheia será prolongada e deve seguir durante os próximos dias. Isso porque todos os rios contribuintes do Guaíba seguem altos.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também