Vale do Taquari registra mais uma morte por Gripe A
- porAdministrador
- 19 de julho de 2018
- 6 anos
A segunda morte por Gripe A na região foi confirmada esta semana, no boletim mais recente da Secretaria Estadual da Saúde. Um homem, de 48 anos, morador de Roca Sales, é a nova vítima da doença no Vale do Taquari. Até então, apenas um óbito provocado pelo vírus Influenza tinha sido confirmado. O rocasalense não pertencia aos grupos de risco. Ele chegou a ser internado no Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, mas não resistiu e faleceu há cerca de duas semanas.
Depois que as amostras são encaminhadas para Porto Alegre, leva cerca de 48 horas para que o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirme ou não os casos – tanto infecções quanto óbitos. Com o homem de Roca Sales, porém, o resultado demorou mais tempo para ser finalizado, devido às peculiaridades do quadro.
Além de não participar de grupos prioritários, o homem não teria outra comorbidade ou patologia que pudesse indicar a sua imunização contra a gripe. A identidade do paciente e o seu endereço não são divulgados pelo Estado.
O primeiro óbito do ano na região por Gripe A, e no Rio Grande do Sul, ocorreu no fim de maio. Tatiane Brauwers, 32 anos, foi contaminada pelo vírus H1N1. A suspeita é de que ela tenha contraído a doença em um hospital de Porto Alegre, onde cuidava da filha, de apenas um mês de vida, na época, e que sofre de hidrocefalia. Nesse caso, a família autorizou a publicação das informações relacionadas ao caso.
A doença no Vale do Taquari
Na região, 55 suspeitas de Gripe A já foram notificadas este ano. Desses casos, 20 foram confirmados em Bom Retiro do Sul, Lajeado, Nova Bréscia, Roca Sales, Teutônia e Westfália – além das duas mortes.
Cerca de 20 mil doses de Tamiflu já foram distribuídas a pessoas que tiveram contato com pacientes na região. São cerca de quatro mil moradores do Vale imunizados contra o vírus Influenza. Em todo o estado, o balanço oficial é de 263 infecções e 24 óbitos em 2018.
Prevenção
De acordo com o Ministério da Saúde, a Gripe A inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Alguns casos podem apresentar complicações graves, como pneumonia.
Grupo Independente
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Projeto de reforma dos leitos SUS do Hospital de Taquari é aprovado
- byJuliano Beppler da Silva
- 24 de outubro de 2024
Mais Lidas
Mais Recentes
PRF prende homem transportando 100 kg de cocaína escondidos na lataria de caminhonete
- 24 de outubro de 2024
- 1 semana
Ainda não há comentários