Giro do Vale / Agricultura

RS deve ter estiagem mais severa nos próximos meses

101 prefeituras já decretaram situação de emergência em função do fenômeno

Foto: Divulgação

Do final do mês de outubro até agora, 101 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em função da estiagem. Para os próximos meses, a Defesa Civil faz um prognóstico pessimista. O motivo é a confirmação do retorno do fenômeno La Niña, que deve deixar o Rio Grande do Sul com poucos registros de chuva.

Em um comparativo com o ano passado, nesta mesma data, nenhum município havia registrado estiagem. Das 101 prefeituras, 42 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 26 foram reconhecidas pela União.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, afirma que as chuvas dos últimos dias ajudaram a amenizar o problema, mas não resolvem a falta de água.

“O nosso prognóstico é que, com a chuva, houve uma resposta hidrológica para amenizar a situação crítica que vinha persistindo no Estado. No entanto, segue a condição de alerta, especialmente nas bacias do Gravataí, do Sinos e da região noroeste. A chuva atenuou o problema da estiagem, mas não resolve”, explicou o coordenador estadual.

As regiões Norte, Noroeste, Fronteira Oeste, Sul e Central são que mais preocupam o órgão. No entanto, o pedido da Defesa Civil é que todo o Estado evite o desperdício de água em função do nível das principais bacias hidrográficas.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Últimas Notícias

Carro foi totalmente consumido pelas chamas e condutor precisou atendimento por apresentar dificuldade respiratória

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados

O Vale do Taquari terá sol, e momentos de nublado, e não se afasta a possibilidade de instabilidade

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge