Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Terremoto atinge a Turquia e Síria, deixando pelo menos 1,5 mil mortos

Foto: Divulgação

Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Sul da Turquia na noite deste domingo, dia 5. Conforme a AFP, o tremor aconteceu perto de Gaziantep, no sudeste do país, nas proximidades da fronteira com a Síria.

As autoridades da Turquia e da Síria informaram nesta segunda-feira, dia 6, que o número de mortos chegou a pelo menos 1,5 mil. Foram contabilizados mais de 5 mil feridos após o primeiro tremor. 

De acordo com o governador de Anadolu, uma das províncias da região, Erdinc Yilmaz, 34 prédios foram derrubados. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, publicou em rede social mensagem de apoio aos turcos e garantiu que as autoridades estão em alerta e trabalhando para combater o desastre.

Tremores intensos em toda região

O abalo foi registrado a uma profundidade de 24,1 quilômetros, a 23 quilômetros da província de Nurdagi, de acordo com a CNN.

Após o impacto inicial, foram sentidos diversos tremores menores, um deles de magnitude 6,7 e bem mais próximo da superfície, a 9,9 quilômetros.

Além de Turquia e Síria, segundo a U.S. Geological Survey, os países que podem ter sentido os reflexos do abalo são Chipre, Grécia, Jordânia, Líbano, Reino Unido, Iraque, Geórgia e Armênia.

Conforme a MetSul, a Turquia está localizada em uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O país já foi afetado por outros grandes movimentos telúricos nos últimos 70 anos.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também