Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Guardiões do Meio Ambiente na CNEC Teutônia/RS farão palestra em Bom Retiro do Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 7, alunos da CNEC Teutônia, estarão em Bom Retiro do Sul, ministrando mini palestra e oficina de como reutilizar o azeite saturado e transforma-lo em sabão líquido. A palestra acontecerá no Auditório Egon Harry Lipp da prefeitura em dois momentos às 8h30 e as 10h. Escolas do município foram convidadas a participar.

A curiosidade, a necessidade de saber e compreender, os questionamentos e o desejo de construir conhecimento são elementos chave para o desenvolvimento de Projetos.

Ensinar através de Projetos é uma forma clara de vincular a teoria à prática, visando alcançar objetivos como tornar a relação entre o ensinar e o aprender significativa; oportunizar e vivenciar mudanças na organização dos conhecimentos escolares, por exemplo. Através desta metodologia também é possível fomentar habilidades interpessoais que por vezes, no ambiente da sala de aula, podem não ser apresentadas e ou potencializadas.

Neste sentido, buscando relacionar teoria com prática, o Instituto de Educação Cenecista General Canabarro está realizando com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, coordenados pela Professora de Ciências Ani Joseli Ohlweiler da Silva, o Projeto Guardiões do Meio Ambiente.

Este Projeto consiste em coletar óleo para, a partir dele, realizar a produção de sabão líquido, reciclando o óleo e a embalagem a ser utilizada. O trabalho visa desenvolver a conscientização da preservação do meio ambiente através do descarte adequado do óleo de cozinha saturado e da utilização de garrafas pet como embalagem, além disso, os alunos realizam estudos em que relacionam a matemática através dos conteúdos de proporção e análise de resultados, complementando o trabalho de sala de aula.

O Projeto também objetiva o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades para o trabalho em equipe já que todo o processo proporciona essa vivência. Coordenar grupos, mediar conflitos, pensamento sistêmico, poder de argumentação, pro atividade, versatilidade na comunicação são alguns exemplos de habilidades sócio emocionais vivenciadas durante a execução do Projeto.

 

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também