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sábado, 27 de abril de 2024

Saúde de Bom Retiro emite nota após usuário questionar número de consultas em rede social

Foto: Lucas Santos / Giro do Vale

Atualmente são realizados até 1.380 consultas médicas por mês nas Unidades de Saúde do município. (Foto: Lucas Santos / Giro do Vale)

Nesta quinta-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Bom Retiro do Sul emitiu uma nota oficial para esclarecer a confusão gerada após a reclamação de um usuário, sobre o número de consultas oferecidos nas unidades de saúde para a população.

Na terça-feira, dia 17, foi divulgada na rede social Facebook a foto de um cartaz colado em uma parede da Unidade de Saúde do Bairro São Francisco onde descrevia o número de consultas para o dia 17. O autor da publicação reclamava que haviam apenas cinco fichas para consulta com a pediatra que atende no local, e questionou como ficariam as demais crianças que precisassem de atendimento.

Em nota, a Saúde explica que atualmente são disponibilizadas a população atualmente 1.380 consultas médicas por mês nas unidades de saúde, e além disso há o serviço de Plantão 24 horas no Hospital de Caridade Sant’Ana para atendimentos de urgência e emergência, custeado pela prefeitura.

Sobre o cartaz, a Secretaria esclarece que haviam oito consultas agendadas para crianças do interior e da cidade, e as cinco divulgadas no cartaz eram as que ainda restavam para serem atendidas conforme ordem de chegada. Segundo a nota, atualmente são disponibilizadas 13 consultas diárias na Unidade de Saúde do Bairro São Francisco na área da pediatria, número que, atualmente supre a demanda.

Confira a íntegra da nota oficial:

“A Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Bom Retiro do Sul, tem como meta o atendimento digno para cada cidadão na área da saúde e têm trabalhado constantemente para atingir o objetivo.

Foi atingida a marca de 1380 consultas médicas disponibilizadas por mês, junto as Unidades Básicas de Saúde. Há quatro profissionais médicos atuando diretamente nas unidades, entre clínicos gerais e pediatra. Além do atendimento direto nas unidades, a população tem a sua disposição o atendimento 24 horas junto ao Hospital de Caridade Santana, para atendimento de urgência e emergência, custeado pelo Município.

Das 1380 consultas mensais, 120 ocorrem nas unidades do interior, Pinhal e Faxinal do Silva Jorge. As consultas no interior ocorrem em dias programados, mas as enfermidades não escolhem o dia para chegar e a população do interior do Município, tem a possibilidade de agendar as consultas junto a Unidade Básica do Bairro São Francisco, como também, quando há demanda excedente de um dia para o outro, os munícipes têm suas consultas e reconsultas agendadas para data posterior, ficando assim garantido seu direito ao acesso a saúde. Em caso de enfermidade que necessite de atenção especial está a disposição de toda a população o plantão 24 horas junto ao Hospital, garantindo a assistência médica a quem necessita.

Nesta semana, durante a terça-feira, haviam 8 consultas agendadas para crianças do interior e cidade com a pediatra que atende no Posto de Saúde, restando outras 5 para atendimento conforme ordem de chegada. O número de consultas restantes foi divulgado e mal interpretado, passando a ideia de que haviam apenas 5 consultas pediátricas para aquele dia. Sendo que são disponibilizadas 13 consultas diárias na unidade, somando 65 por semana e 260 por mês. Número que, atualmente, supre a demanda por consultas nesta área.

Quando existe uma demanda, maior do que o número de consultas ofertadas, os pacientes são agendados ou encaminhados aos cuidados de outro médico que poderá atender ao paciente tão bem quanto o outro por ele solicitado. Ação que também garante o cuidado/atendimento a pessoa que o busca.

O agendamento de consultas, faz parte de uma mudança para facilitar o acesso, de quem tem mais dificuldades, ao atendimento em saúde.

Além do agendamento de consultas, a equipe do ESF e as agentes de saúde seguem trabalhando diretamente nas casas, nas suas áreas de abrangência, diminuindo a demanda do Posto de Saúde, uma vez que atuam na prevenção.

Algumas reclamações por parte dos usuários são vistas como justas contribuições ao processo de melhoria da qualidade da saúde pública de Bom Retiro do Sul. As demandas apresentadas são atendidas na medida do possível e fazem parte da busca constante por uma melhor saúde para todos.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos os funcionários, profissionais, que se doam diariamente para bem atender a todos que necessitam, ao mesmo tempo em que acredita que o Estado e o País  farão todos os esforços para recuperar o equilíbrio financeiro das contas públicas e espera que as condições socioeconômicas do país possam melhorar, repercutindo nos serviços prestados à população e por eles custeados, para que o Município por sua vez possa investir ainda mais em outros serviços na área da saúde, buscando um pleno atendimento ao cidadão que necessita.

Administração Municipal de Bom Retiro do Sul”

 

Redação / Giro do Vale
contato@girodovale.com.br

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Comentários

  • Gilson
    19 maio, 2016

    Gente nao c iludam,a verdade é q p as mães q acordam cedo ou passam a noite com crianças doentes(vomitando,febre,dores,gripe)no dia 17/5/16 so tinha 5 fichas p atendimento pediatrico,ai estão falando de agendamentos,mas quando tentamos agendar nos informaram q não poderiam fazer,q teria q vir no dia seguinte bem cedo igual ao outros p conseguir!!!!
    Bom saber então q mudaram as normas por lá,mas falaram na reportagem q acima q estam suprindo a demanda então pq tem pais indo p casa com suas crianças sem consultar?
    NAO VAMOS TAPAR O SOL COM A PENEIRA!!!!

  • veronica
    19 maio, 2016

    Eu liguei uma vez pra marcar consulta pro meu filho …..ela disse q só quem mora no interior podia ligar pra marcar…..Achei o cúmulo então eu teria q descer da são João até o posto com meu filho queimando em febre….

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