Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Separados na infância, irmãos se reencontram quase 50 anos depois

Foto: Giro do Vale

Parte dos irmãos que se reuniram em Bom Retiro do Sul para mais um reencontro. (Foto: Giro do Vale)

Uma vida marcada por desencontros começou a mudar a partir do desejo que os irmãos tiveram de conhecer de conhecer uns aos outros após se espalharem por outras cidades e estados por força do destino. Uma fatalidade e a falta de recursos financeiros motivaram a separação de 11 irmãos que com o tempo estão voltando a se encontrar. Na quinta-feira, dia 14, mais um capítulo desta bonita história de família foi escrito em Bom Retiro do Sul.

Na origem desta família está um fato triste que acabou contribuindo para esta separação. O pai dos irmãos mais velhos morreu após ser atingido por um raio quando moravam no município de Canudos do Vale, que na época ainda pertencia a Lajeado. Logo depois a mãe ficou doente. Com poucos recursos financeiros e sem ter como cuidar das crianças, os tios acabaram deixando elas com outras famílias, e dessa forma começou o desencontro dos irmãos.

Mais tarde, a mãe foi para Boqueirão do Leão, onde outra parte da família se criou, sendo filhos de outro pai.

No total são 11 irmãos. Odila Inês Batistti (65), Atélio da Silva (62), Delci Terezinha Oliveira (60), Hélio João da Silva (59), Jandir Antônio da Silva Wolfart (57), João Carlos Rodrigues Soares (52), Valdecir Soares dos Santos (49), Jair dos Santos (44), Adair dos Santos (42), Janaina dos Santos (40) e Elir Donato da Silva, esse último já falecido.

O primeiro encontro

Atélio conta que sempre teve uma vontade muito grande de procurar pelos irmãos distantes. Após 33 anos, ele estava morando e trabalhando em São José do Cedro no Estado de Santa Catarina quando resolveu percorrer cerca de 110 quilômetros para ir até Tenente Portela para conhecer Jandir e Delci. Com lágrimas nos olhos ele conta que na época de muita dificuldade financeira fez todos os esforços para realizar o sonho de conhecer aqueles que eram sangue de seu sangue.

A morte da mãe

Jandir viajou para rever a mãe e os irmãos depois de vários anos. “Na viajem alguma coisa me dizia que eu não conseguiria mais ver minha mãe. Para mim eu tinha que ela já havia morrido há tempo”, conta ele. Na verdade não fazia tempo que ocorrera o falecimento de sua mãe. Ela havia sido sepultada há dois dias de sua chegada a Boqueirão do Leão. “Fiquei em choque com a situação, quis ir embora. Fiquei e infelizmente não pude ver minha mãe em vida, mas conheci meus irmãos que nunca tinha visto”, se referiu aos irmãos Valdecir, Jair e Adair.

Foto: Giro do Vale

Jair, Delci e Valdecir conheceram-se nesta semana. Irmãos nunca tinham se visto. (Foto: Giro do Vale)

Quase 50 anos depois

Há cerca de dois anos, Delci saiu de sua cidade Miraguaí e veio à Bom Retiro do Sul para conhecer sua irmã Janaína. Na última quinta-feira, dia 14, foi a vez de ocorrer o encontro de Delci com os irmãos Valdecir e Jair. Ambos revelam que a noite de sono foi difícil em virtude da expectativa de se conhecer. E o momento tão esperado chegou, e foi marcado por muita emoção. “Ela é a xerox de nossa falecida mão”, disse Jair explicando sobre a primeira impressão que teve ao ver a irmã, até então desconhecida.

Delci também se mostrou bastante emocionada e feliz em ver os irmãos, e já projeta novos encontros, ela e os irmãos João Carlos e Adair ainda não se conhecem.

Um churrasco de confraternização marcou mais um momento de reencontro desta família que pretende aproveitar ao máximo os momentos juntos, e recuperar o tempo de convivência que o destino lhes tirou. Que venham os próximos reencontros, e que o amor possa unir cada vez mais esses irmãos que sempre buscaram uns aos outros pelos caminhos que a vida lhes ofereceu.

 

Redação / Giro do Vale
contato@girodovale.com.br

Compartilhe:

Comentários

  • Adrieli marinizia da Silva Machado
    16 julho, 2016

    Bem que pena que meu avô Elir Donato da Silva , não està mais presente pra poder conhecer os irmãos e participar desse momento tão lindo e emocionante dos irmãos se reencontrarem ,pois esse era o maior desejo dele era conhecer os irmãos mais não conseguiu mas de onde ele eteja ele ta feliz por os irmãos poderem se reencontrarem!!!!

  • Roque Antônio Picoli
    16 julho, 2016

    Parabéns a todos pelo bélissimo encontro. Muita emoção (família Valdecir) . Felicidades a todos e que possam se encontrar novamente.
    Abraços.

  • Cristiane
    17 julho, 2016

    Feliz pelo reencontro de meu pai Valdecir com meus tios (a). Parabéns Giro do Vale pela linda reportagem. Só temos a agradecer

  • Marie
    18 julho, 2016

    Reencontro emocionante. Família é tudo de bom! Que Deus abençoe a todos os integrantes desta familia!

  • Rosani Monteiro
    21 julho, 2016

    muito lindo familia reunida ,e eu tenho o prazer de conhecer quase tds meus primos querido ,um grande abraço a tds

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também