Giro do Vale / Esporte / País

Conmebol declara Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016

Atlético Nacional, da Colômbia, receberá o prêmio Centenario Conmebol al Fair Play da instituição.

Foto: Conmebol / Reprodução

Foto: Conmebol / Reprodução

A Conmebol confirmou nesta segunda-feira que a Chapecoense é campeã da Copa Sul-Americana de Futebol. A instituição que rege o futebol no continente se mostrou sensível ao pedido do Atlético Nacional, da Colômbia, a entregar a taça e os valores econômicos destinado ao campeão ao clube catarinense que perdeu a maior parte da delegação com a queda do avião em Medellín.

Os colombianos receberão um prêmio de “reconhecimento extraordinário” chamado Centenario Conmebol al Fair Play pela forma como conduziu todos os eventos após o desastre aéreo.

Na nota confirmando o título para o Verdão do Oeste, a Conmebol admite que “não maior mostra de espírito de paz, compreensão, de jogo limpo, solidariedade, consideração e respeito” do que o demonstrado pelo Club Atlético Nacional da Colômbia em relação aos “seus irmãos” da Associação Chapecoense de Futebol de Brasil.

Pela postura dos colombianos, a Conmebol decidiu dar, além do prêmio Centenário, uma soma de um milhão de dólares e mais um milhão por ter terminado na vice colocação. O clube catarinense ficará com a premiação da competição que é de dois milhões de dólares.

Com a decisão, a Chapecoense garante vaga para a disputa da Copa Libertadores da América 2017. Além disso, terá dois confrontos válidos pela Recopa contra o “irmão” Nacional de Medellín, em datas a serem confirmadas pela Conmebol.

Quarenta e três anos depois de ser fundado da união dos clubes Atlético Chapecó e Independente, clubes do Oeste catarinense, a Chapecoense disputava pela segunda vez a competição sul-americana. Em 2015, foi desclassificado pelo River Plate, da Argentina, nas semifinais.

Com a conquista da atual edição, a Chape chega ao seu novo título, sendo que cinco deles do Campeonato Catarinense e os outros três de competições estaduais.

•• Campanha do título da Chapecoense na Sul-Americana

• Segunda fase

25/08/2016 – Cuiabá 1×0 Chapecoense

31/08/2016 – Chapecoense 3×1 Cuiabá

• Oitavas de final

21/09/2016 – Independiente- ARG 0x0 Chapecoense

28/09/2016 – Chapecoense 0 (5×4) 0 Independiente-ARG

• Quartas de final

19/10/2016 – Junior de Barranquilla-COL 1×0 Chapecoense

26/10/2016 – Chapecoense 3×0 Junior de Barranquilla

• Semifinal

02/11/2016 – San Lorenzo 1×1 Chapecoense

23/11/2016 – Chapecoense 0x0 San Lorenzo

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Três pessoas teriam sofrido ferimentos, mas sem gravidade.

Bando fez cordão humano com vítimas.

Alunas aprendem noções iniciais de informática, manuseio do mouse e teclado, editor de textos, internet e e-mail.

O recurso foi destinado pelo Deputado Federal Covatti Filho (PP) por solicitação da executiva municipal do partido.