Giro do Vale / Geral / País

Conta de telefone ficará mais cara em janeiro de 2017

O aumento vale para telefone fixo e celular, com planos pós-pago e controle.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Operadoras de telefonia já estão enviando mensagens aos clientes avisando: a conta vai aumentar em janeiro! Vale para telefone fixo e celular, com planos pós-pago e controle.

O motivo é a cobrança do ICMS. Em outubro, o Supremo Tribunal Federal decidiu que há incidência do tributo sobre o valor referente à assinatura mensal, independente da franquia de minutos.

As operadoras terão que recolher o ICMS. Então, estão repassando aos clientes.

No Rio Grande do Sul, a alíquota é de 30% sobre a telefonia fixa e móvel. O impacto sobre as contas varia conforme o cálculo. Há casos de aumento inferior a 10%, mas pode chegar a 20%.

A ação do STF começou com uma discussão sobre a incidência de ICMS na assinatura da telefonia fixa no Rio Grande do Sul. No fim, ficou definido que a cobrança sobre pacotes de assinatura deveria valer para qualquer serviço de telecomunicação. A decisão teve repercussão geral.

Caso

A decisão do STF foi tomada em um recurso apresentado pelo Estado do Rio Grande do Sul contra decisão do Tribunal de Justiça. O TJ-RS tinha liberado a Oi do pagamento do imposto e considerou que não incide ICMS sobre os serviços de habilitação, instalação, disponibilidade, assinatura e cadastro de usuário porque isso não faz parte da atividade-fim da empresa de telefonia.

Já o governo gaúcho alegou que o pagamento contínuo da assinatura básica é uma retribuição pelo serviço de telecomunicação. Por isso, tem que recolher ICMS.

Relator no STF, o ministro Teori Zavascki concordou com a incidência. Argumentou que a assinatura permite ao usuário receber ligações, independente da quantidade de minutos que pode usar para fazer as chamadas.

 

Rádio Gaúcha

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Criminosos levaram dinheiro do caixa, e não foram mais localizados.

Os proprietários possuem três lojas, e todas foram alvo de furto ou roubo nos últimos meses. 

As vítimas registraram as ocorrências na delegacia. 

Soldados subiram as escadas e, após tratativas, conseguiram agarrar o cidadão, evitando a queda.